Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições para o Programa Estágio-Visita de Curta Duração da Câmera dos Deputados será de 29 a 31 de outubro

• Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 15h53

img20150708175406154022

A Câmara dos Deputados tem o poder de representar diretamente a população e neste sentido, oferece uma grande oportunidade para que alunos possam vivenciar um pouco dessa rotina por meio do Programa Estágio-Visita de Curta Duração. A visita consiste em conhecer o funcionamento da Câmara e participar de cursos, debates, palestras, dentre outras programações. A última edição de 2018 ocorrerá de 03 a 07 de dezembro, com inscrições abertas no período de 29 a 31 de outubro. Podem participar estudantes de graduação e pós-graduação com atividades de conhecimento teórico e prático sobre o Poder Legislativo Brasileiro.

Para Fernanda Figueiredo, estudante de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA), que participou de uma das edições do programa, a sensação de visitar a Câmara e vivenciá-la durante quatro dias foi uma experiência muito boa. “A sensação é de estar conhecendo um estúdio de filmes, porque foi possível ver todas as coisa que acontecem na Câmara. Percebi que as pessoas que fazem ‘aquilo’ funcionar para o bem ou para o mal, são pessoas como quaisquer outras, e a gente começa a perceber que a Câmara dos Deputados não está separada da nossa realidade. Se a Câmara toma decisões ruins ou coisas que a gente discorda, é o reflexo da sociedade na qual nos encontramos”, afirmou Fernanda Figueiredo.

A visita é composta por várias formas de aprendizado – Fernanda Figueiredo  participou até de simulação parlamentar. “A programação consiste em temáticas do parlamento, o processo legislativo, representatividade parlamentar e palestras que geraram uma simulação do trabalho das comissões com os temas sobre a questão dos sistemas eleitorais e reformas politicas, e sobre o aumento da participação das mulheres e de negros por meio de cotas na questão eleitoral. A simulação foi como se nós fossemos os parlamentares e tivéssemos deliberando sob uma proposta legislativa. Foi uma experiência de como funciona o nosso sistema eleitoral.”, afirmou Fernanda Figueiredo.

Auxílios inclusos - A estada e maior parte da alimentação são financiadas pela própria Câmara e tanto estudantes de graduação quanto da pós-graduação podem participar. A hospedagem terá início no domingo (dia 02) e términa no sábado (dia 08, às 9h), em alojamento indicado pela Câmara dos Deputados, que geralmente é o da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública).

A Câmara se responsabiliza pela alimentação, café da manhã, almoço, coffee break ou jantar, durante o evento. Durante a realização do programa, para os participantes que ficarem hospedados às expensas da Câmara, o traslado do aeroporto/rodoviária para o alojamento e do alojamento para o aeroporto/rodoviária é de responsabilidade do estudante.

Inscrições - Os interessados devem se inscrever por meio da indicação de um parlamentar. Cada deputado poderá indicar até dois universitários para integrar o programa, que será formado por turmas de, no máximo, 70 alunos. O estudante deverá entrar em contato com o gabinete do deputado federal que representa seu estado e solicitar sua indicação.

O Programa - A Câmara dos Deputados oferece, desde 2003, o Programa Estágio-Visita de Curta Duração, que possibilita a universitários de todo o país o acesso a conhecimentos relacionados com o funcionamento da Câmara dos Deputados e com a forma de atuação de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania. Os universitários participam de palestras, debates, visitas, vivências e simulações que possibilitam o desenvolvimento de conhecimentos sobre democracia e o papel do Legislativo, e de habilidades necessárias ao exercício de sua cidadania.

A programação é focada no protagonismo do estudante, sendo incentivados a sua curiosidade e o seu interesse por buscar novos conhecimentos, e inclui aulas dialogadas sobre o papel institucional da Câmara dos Deputados e sobre o processo legislativo, jornadas de aprendizagem em diversas áreas da Câmara com troca de experiências pelo grupo, visitas aos gabinetes, simulação do funcionamento das comissões, entre outras atividades que despertarão o estudante para um novo olhar sobre o Legislativo e também sobre sua participação como cidadão.

CEFOR - O Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados pauta suas ações na fiel observância dos princípios constitucionais que regem a Administração Pública, visando a máxima transparência. Em relação à educação legislativa, apresentam programas com participação direta da população ao ofertar programas voltados para a promoção de melhor e maior interação da Câmara com a sociedade, com o objetivo de atender aos cidadãos.

Câmara dos Deputados: Programa Estágio-Visita de Curta Duração
Data: 03 a 07 de dezembro