Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Bettina Ferro celebra 25 anos de história no Pará

Hospital Bettina Ferro celebra 25 anos de história no Pará

• Publicado: Domingo, 28 de Outubro de 2018, 00h30

Bettina Ferro

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), acaba de completar 25 anos de fundação. Para comemorar, acontece, na próxima terça-feira, 30, a partir das 8h30, uma programação especial, com culto ecumênico, distribuição de mingau, apresentação musical, descerramento da placa comemorativa e vídeos com memórias HUBFS relatadas pelos funcionários. A data é um marco para a instituição, que no dia 18 de outubro de 1993 iniciou suas atividades como unidade de saúde básica, mas que cresceu e transformou-se em um hospital reconhecido nas especialidades de otorrinolaringologia, oftalmologia e desenvolvimento e crescimento, assistindo a pessoas de todo o Pará e de outros estados da Região Norte.

Para quem faz parte da construção de vida, fica o orgulho de presenciar a evolução do Bettina. Este é o caso do motorista Francisco Lima da Silva, de 64 anos, que conta 14 anos deles dedicados ao HUBFS. Até hoje, ele carrega na carteira o anúncio da vaga de motorista divulgada na imprensa local, como sinal de sorte por ter sido contratado. "Uma amiga disse que estavam selecionando motorista aqui e não era para eu falar para ninguém. Só que, quando cheguei, tinham mais de cem motoristas na fila e, dentre todos eles, fui escolhido. Eu me orgulho trabalhar aqui, por ser um hospital escola e, todos os dias, aprender algo. Isso, para mim, é fundamental", relatou.

Outra que enfatiza a importância de festejar os 25 anos do Bettina é Amaurileia Gonçalves de Jesus, mãe de Lizandra, que chegou ao hospital aos 12 anos. Para ela, a instituição foi "um divisor de águas, porque a minha filha nasceu com a Síndrome de Williams (APSW) e somente depois de passar pelo antigo Caminhar, hoje Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Uasca), foi descoberta essa doença genética, considerada rara". Por esse motivo, enfatiza que "acompanhar parte do percurso histórico do HUBFS é testemunhar uma evolução de crescimento, com profissionais qualificados e dispostos a cuidarem dos nossos filhos".

A gerente de Atenção à Saúde do HUBFS, Ana de Fátima Brito, chegar aos 25 anos de funcionamento, o hospital se torna sinônimo de "resistência e amor", porque, desde a sua criação, passou por modelos de gestão e perfil assistencial e hoje se estabelece como referência para o ensino, a pesquisa, a extensão e a assistência nas especialidades para as quais oferece serviço à rede de atenção à saúde local e estadual.

O superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, Paulo Roberto Amorim, que, até 2015, foi exclusivamente diretor do Bettina Ferro, ressalta a satisfação de celebrar o aniversário de 25 anos da instituição, "Não somente pela importância na assistência, mas também por sua relevância acadêmica, porque, com a UFPA assinando o contrato para a Ebserh assumir a administração dos HUs, crescem investimentos na área de infraestrutura, equipamentos e insumos hospitalares, assim como no ensino, na pesquisa e na extensão".

Texto e foto: Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.