Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para minicurso de Microsoft Excel e Estatística Descritiva

Inscrições abertas para minicurso de Microsoft Excel e Estatística Descritiva

• Publicado: Domingo, 28 de Outubro de 2018, 13h20

capa minicurso excel

O projeto de extensão Laboratório de Sistema de Informação e Georreferenciamento (LASIG), por meio do Navega Saberes 2018, realizará, no laboratório do projeto, o Minicurso de Microsoft Excel 2010 e Estatística Descritiva Básica. O evento, que acontece no dia 10 de novembro às 9h, fará uma introdução ao Microsoft Excel 2010 e ensinará aplicações básicas de estatística, elaborações de gráficos e tabelas. As inscrições estão abertas e vão até dia 7 de novembro, gratuitamente. Haverá emissão de certificados.

O evento é destinado à toda comunidade da Universidade Federal do Pará (UFPA), que busca um início no aprendizado de Excel 2010 e estatística descritiva básica. O minicurso será ministrado por Alex Utsuo Mishima, graduando do curso de estatística e bolsista do LASIG.  Para Alex, a razão da escolha do programa Microsoft Excel 2010 está relacionada à necessidade de conhecimentos básicos do software. “Muitas pessoas ainda não possuem os conhecimentos básicos para a utilização do software, por falta de prática ou por não ter tido a oportunidade de começar o seu uso. Este minicurso visa iniciar ou aprimorar a utilização do Excel.”, afirmou o estudante.

O minicurso tem como objetivo introduzir as noções básicas de  uso do Microsoft Excel 2010, como manipular dados e planilhas, a aplicação de funções estatísticas básicas no programa e a como representar os dados em forma de gráficos e tabelas.

Inscrições - As inscrições para o evento já estão abertas, com vagas limitadas devido ao espaço, e o prazo de inscrição será até o dia 07 de novembro. Ao final do minicurso, será disponibilizado um certificado com 4h de carga horária. Para efetuar a inscrição, o interessado deverá se dirigir diretamente ao LASIG, portando o seu RG e CPF para o preenchimento da ficha de inscrição. O expediente do laboratório é de segunda a sexta-feira, das 8:00h as 12:00h.

LASIG - O Laboratório de Sistema de Informação e Georreferenciamento (LASIG) do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas Estatísticas e Computacionais (GEPEC), visa desenvolver ações de atendimento a comunidade interna e externa da UFPA, nas mais diversas áreas do conhecimento. Foi criado com o objetivo de desenvolver projetos de Sistemas de Informação e Georreferenciamento relacionados às diversas áreas do conhecimento.

Com 10 anos de atuação na extensão universitária, o laboratório já ganhou por 3 vezes do prêmio Jovem Extensionista da UFPA e congrega profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento, como por exemplo, Ciências da Computação, Estatística, Nutrição, Enfermagem, Geografia e etc, o que tem possibilitado, não somente a interdisciplinaridade das ações extensionistas desenvolvidas, mas a consolidação do grupo na extensão universitária da UFPA.

O laboratório desenvolve trabalhos envolvendo programas e projetos com o intuito de fazer extensão entre o grupo acadêmico e a população, assim beneficiando alunos em seu desenvolvimento profissional, trazendo possíveis soluções no desenvolvimento de melhores condições para a sociedade. Muitas são as atividades extensionistas desenvolvidas pelo projeto LASIG, dentre as mais frequente, destacam-se: assessoria, estágio curricular, estágio extracurricular, realização de minicursos, principalmente nas áreas de informática e estatística, atendimento a questionamentos da imprensa local e desenvolvimento de trabalhos técnicos.

Minicurso de Microsoft Excel 2010 e Estatística Descritiva Básica

Data: 10 de novembro

Hora: de 9h até às 13h

Local: Laboratório de Sistema de Informação e Georreferenciamento localizado no Bloco N - Campus Básico