Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Dom Quixote será tema de minicurso na 28º edição do Projeto Littera
Início do conteúdo da página

Dom Quixote será tema de minicurso na 28º edição do Projeto Littera

  • Publicado: Domingo, 28 de Outubro de 2018, 13h31

littera Dom Quixote

A próxima quarta-feira, 31, é dia de Dom Quixote e 28º Projeto Littera. Das 14h às 18h, na Sala de vídeo da Casa de Estudos Germânicos (CEG), será realizado o minicurso "A Saga do Derrotado Invencível na Literatura Brasileira: Metamorfoses de Dom Quixote". Serão emitidos certificados para os participantes.

Márcia Collinge, professora da UFPA responsável por apresentar essa edição do Littera, conta que impressiona como uma obra do século XVII continua influenciando nas mais diversas esferas, quer artísticas, sociais, culturais ou históricas. “Acredito que explorar a imagem de um ‘derrotado invencível’, na nossa literatura, será um manifesto pela liberdade e pela esperança de uma nação de homens. Isto é o que representa o Dom Quixote”, comenta Márcia, que é Fulbright Almni da Universidade de Yale e escreveu sua tese de doutorado sobre o Quixote e suas ressonâncias na literatura brasileira..

Segundo a professora, é importante ressaltar como o Quixote reúne aspectos que o transformam numa obra multigênero. A obra ajudou a reescrever a história cultural de uma nação e hoje fala diretamente a todos nós. “Historiadores de arte e literatura reconhecem que, pela primeira vez, com Dom Quixote e Sancho Pança, personagens ficcionais se transformaram em celebridades históricas, interferindo no mundo real e na própria construção social do mundo ocidental na modernidade”.

Público-alvo – “Toda a comunidade acadêmica e o público em geral [estão convidados]. Leitores, amantes e entusiastas da literatura são sempre muito bem-vindos, pois buscamos interagir com o público com leituras e discussões que propõem desmistificar a literatura, alemã ou não, como conjunto de obras herméticas”, conta Márcia.

Inscrições – Para participar do evento basta preencher os formulários disponibilizados no perfil do projeto no Facebook ou no site oficial. O prazo é até a véspera do minicurso.

Projeto Littera – Nascido em 2013, na Casa de Estudos Germânicos (CEG), o Projeto Littera busca difundir a língua e a cultura alemã através da Literatura em diálogo com a própria cultura e literatura brasileira. E até mesmo de outras nacionalidades. Em sua 28ª edição, o projeto foi acolhido pelo público acadêmico das mais diversas áreas. Ele marca presença na Feira do Livro e prometendo o lançamento de livro com as edições dos minicursos para o próximo ano.

Serviço

A Saga do Derrotado Invencível na Literatura Brasileira: Metamorfoses de Dom Quixote

Data/horário: 31 de outubro, quarta-feira, das 14h às 18h

Local: Sala de vídeo da Casa de Estudos Germânicos (CEG)

Inscrições: preencha os formulários no perfil do projeto no Facebook ou no site oficial.

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA

Imagem: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página