Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições para o Enade 2018 terminam dia 21 de novembro

Inscrições para o Enade 2018 terminam dia 21 de novembro

• Publicado: Segunda, 29 de Outubro de 2018, 15h04

enade 2018 1

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) já tem o seu cronograma definido para 2018: a aplicação da prova vai ocorrer no dia 25 de novembro. Os alunos concluintes inscritos no exame devem acessar o Sistema Enade para fazer o cadastro até o dia 21 de novembro.

O cronograma completo também está disponível no site, com prazos e informações para a solicitação de atendimentos especiais. O preenchimento do questionário pelo estudante e a participação na prova são obrigatórios. A Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFPA) disponibilizou um tutorial para os estudantes em seu site.

Este ano, foram inscritos 1303 alunos concluintes da UFPA, os quais devem participar do exame. Os cursos que serão avaliados são: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social - Jornalismo, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Direito, Psicologia, Serviço Social e Turismo.

O que é o Enade - O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

O Enade é obrigatório, e a situação de regularidade do estudante no exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004, e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Importância - A dirigente da Comissão Própria de Avaliação, Maria Lúcia Harada, explica que “o Enade fornece elementos indicadores de qualidade dos cursos de graduação, que possibilitam identificar as potencialidades e fragilidades nos processos acadêmicos e administrativos dos cursos, que subsidiam o planejamento de ações voltadas a sua melhoria.”

Novidades na aplicação - Desde 2017, cada aluno concluinte é responsável por solicitar ao INEP atendimento especializado ou específico, caso necessite. Anteriormente, essas informações eram prestadas somente pela coordenação de curso. Já no Enade 2018, a novidade é a possibilidade de atendimento pelo registro social, que deve ser requerida pelo aluno concluinte.

A título de esclarecimento, uma mudança na legislação direcionou o curso de Serviço Social da área da Saúde para a área das Ciências Sociais Aplicadas. Assim, o curso de Serviço Social está enquadrado no Enade 2018, embora tenha participado do Enade em 2016.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google