Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA aprova novidades para o vestibular 2019

UFPA aprova novidades para o vestibular 2019

• Publicado: Terça, 30 de Outubro de 2018, 17h21

Banner Portal

O edital do Processo Seletivo 2019 (PS2019) da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e será publicado no site do Centro de Processos Seletivos (CEPS) na próxima quinta-feira, 1º de novembro. As inscrições para o concurso devem ser feitas de 2 a 20 de novembro e, para a próxima seleção, a Universidade trará várias novidades.

Além da oferta de 16 turmas únicas de cursos em campi e polos da UFPA, ampliando as opções para os estudantes, também se destaca, neste processo seletivo, a criação do curso de Graduação em “Conservação e Restauro”, ofertado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e estará sediado no Convento dos Mercedários, no centro histórico de Belém.

Sem SiSU, mas com bônus - A UFPA também decidiu não ofertar vagas pelo Sistema Unificado de Seleção (SiSU) este ano. Até o ano passado, 80% das vagas disponíveis eram ofertadas via Processo Seletivo e os demais 20%, via SiSU. Porém esse duplo sistema tem trazido alguns impactos negativos.

“Além dos prazos reduzidos para a realização de registro de candidatos, temos tido sobra de vagas pelo SiSU. Em 2017, cerca de 25% das vagas não foram preenchidas e, para 2018, esse índice chegou a 36%. Por isso optamos por, este ano, ofertar 100% das nossas vagas pelo PS 2019 e avaliar nossa permanência no SiSU. De forma alguma estamos reduzindo vagas, ao contrário, queremos assegurar que elas serão totalmente preenchidas”, explica Edmar Costa, presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) e pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg).

Assim, todas as vagas disponibilizadas pelas subunidades da Universidade serão preenchidas via PS 2019, com base nos resultados obtidos pelos candidatos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2018).

Mais acessível – Outra novidade para 2019 é a reserva de uma vaga adicional, em cada curso, destinada a pessoas com deficiências (PCDs), além das vagas para PCDs garantidas dentro das cotas para estudantes de escola pública. Agora, candidatos PCDs, mesmo os que não tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, podem se candidatar às vagas extras criadas pela Federal Paraense.

“Para essa política, será criada uma vaga extra especificamente para os PcDs em cada curso regular ofertado", detalha Edmar Costa, presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) e pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg). Por essa reserva de vagas, são criadas 132 vagas adicionais, fazendo com que o PS 2019 oferte um total de 7.347 vagas para 2019.

“As alterações são uma vitória histórica da UFPA, pois garantem uma universidade ainda mais diversa, democrática e acessível. Elas também melhoram as condições para o ingresso dos nossos jovens no Ensino Superior público”, celebra Edmar Costa.

Números – Para 2019, a UFPA, então, ofertará 7.347 vagas, sendo 6.605 para os 179 cursos regulares da Instituição, 610 vagas disponibilizadas pelas 15 turmas flexibilizadas em 12 cidades paraenses em 2019, e 132 vagas extras ligadas à cota PCD/UFPA.

Inscrições para o Processo Seletivo 2019 da UFPA (PS2019)

Inscrições: de 2 a 20 de novembro, por meio do endereço www.ceps.ufpa.br

Taxa de inscrição: R$ 50,00 (sendo que estudantes do sistema de cotas têm direito à isenção automática da taxa, enquanto os candidatos que cursaram o Ensino Médio na iniciativa privada beneficiados com bolsa podem solicitar o benefício no momento da inscrição.

Divulgação do resultado dos pedidos de isenção: até o dia 26 de novembro

Prazo para pagamento da taxa de inscrição do PS 2019: até 30 de novembro.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

Arte: Mkt ASCOM