Página inicial > Ultimas Notícias > Oficina de assertividade ensina como ter conversas difíceis com orientador, colegas e professores

• Publicado: Terça, 30 de Outubro de 2018, 15h37

Oficina de Assertividade

Se você já sentiu ou sente frio na barriga, desconforto, tendência a adiar ou mesmo a evitar conversas e receio da reação do outro em consequência de aflições no ambiente acadêmico, o Programa de Pós Graduação em Neurociências e Comportamento (PPGNC) vai tentar auxiliá-lo. No dia 1º de novembro, o PPGNC vai realizar uma Oficina de Assertividade, sob o tema “Como ter conversas difíceis com seu orientador, colegas e professores?”. O evento acontece no Auditório Vivaldo, do prédio NTPC I da Universidade Federal do Pará. A oficina é gratuita e terá inscrições até a abertura do evento.

Direcionada a estudantes de pós-graduação da UFPA e de outras Instituições de Ensino Superior, a oficina será ministrada por Aline Beckmann de Castro Menezes, psicóloga e professora da Universidade Federal do Pará. Ela possui área de atuação em Psicologia Escolar e Educacional, Inclusão de Pessoas com Deficiência e Análise de Comportamento.

Segundo Rachel Coêlho Ripardo Teixeira, professora do Programa de Pós Graduação em Neurociências e Comportamento, a razão da escolha do tema “Como ter conversas difíceis com seu orientador, colegas e professores?” surgiu em razão das dificuldades de alunos em se expressar. “O tema nasceu em encontros anteriores com quatro rodas de conversa para discutir saúde emocional na pós-graduação. Muitos alunos disseram que não sabiam como conversar com o orientador ou tinham dificuldade em se posicionar em outras disciplinas.”, afirmou Rachel Ripardo.

A oficina será realizada com o intuito de ajudar os alunos. “Esta oficina vai instrumentalizar os alunos para ter comunicações mais efetivas, o que resulta em uma melhoria na relação aluno-orientador, diminui problemas relacionados à saúde emocional e inclusive melhora a qualidade da pós-graduação, quanto a aspectos acadêmicos. ”, afirmou Rachel Ripardo

PPGNC - O Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento da Universidade Federal do Pará (UFPA) aproxima pesquisadores com perfis de origem na Fisiologia, na Análise do Comportamento e na Psicologia Evolucionista, interessados no estudo do comportamento, com o objetivo de formar pesquisadores com uma formação integrada em Neurociências e Comportamento.

Por meio do programa, pretende-se fornecer a estudantes condições de desenvolver estudos que permitam o domínio conceitual e metodológico nas linhas de pesquisa do curso, qualificando-o para a docência em nível superior e para a pesquisa. O programa possibilita ao graduado condições de desenvolver estudos que permitam o domínio conceitual e metodológico nas linhas de pesquisa do curso.

NTPC - Criado em 2009, o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento é uma Unidade Acadêmica de formação superior em pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Pará. O Núcleo tem por objetivo formar pessoas no nível de pós-graduação de caráter transdisciplinar no âmbito do comportamento dos organismos, favorecendo a aquisição de competências necessárias para a resolução de problemas regionais, com base na produção de conhecimento científico e tecnológico.

Oficina de Assertividade: Como ter conversas difíceis com seu orientador, colegas e professores?
Data:  1º de novembro
Hora: às 15h
Local: Auditório Vivaldo, do prédio NTPC I da UFPA (perto do portão 2)
Certificado: 2h de carga horária