Clínica de Psicologia da UFPA mantém o Pronto Atendimento Psicológico
A Clínica de Psicologia da UFPA mantém um projeto de atendimento psicológico emergencial. Trata-se do Pronto Atendimento Psicológico, que é realizado todas as segundas-feiras e quartas-feiras, entre 9h e 11h. Nesse período, qualquer pessoa com demandas urgentes poderá buscar orientações sobre a melhor possibilidade de ajuda, bem como intervenções indiretas, para familiares e/ou instituições.
O serviço oferecido é de atendimento imediato a qualquer pessoa que busque a Clínica Escola de Psicologia da UFPA. Entretanto não se caracteriza como “plantão”, na medida em que existe um período pré-determinado limitado à disposição do usuário, e a oferta não é ininterrupta. “O benefício propiciado pelo Pronto Atendimento Psicológico não tem como critério a solução do problema trazido pelo cliente, mas levar a pessoa à auto-organização e a desenvolver habilidades de tomada de decisão na busca de alternativas para suas dificuldades”, explica a professora Sandra Moreira , coordenadora da atividade.
O trabalho do Pronto Atendimento Psicológico se caracteriza por ser um momento de escuta e acolhimento emergencial, e a intervenção vai se limitar a apenas uma sessão de pronto atendimento, podendo ser realizadas outras sessões, caso se julgue necessário. O processo de intervenção é de tempo limitado, com um limite máximo de três sessões, o qual poderá resultar na alta do processo terapêutico e/ou no encaminhamento a instâncias externas.
Atendimento – O serviço é voltado tanto para o público interno quanto para o externo da UFPA, e o atendimento será realizado por alunos da disciplina Tópicos Temáticos II, sob a supervisão da professora da disciplina, Sandra Moreira. As sessões terão a duração de cinquenta minutos cada uma, num espaço de tempo de três horas. Crianças, eventualmente, poderão ser encaminhadas ao Projeto de Extensão Ludoterapia Comportamental em Grupo, também coordenado pela professora Sandra Moreira.
Texto: Divulgação
Foto: Reprodução / Google
Redes Sociais