Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão promove a I Feira Regional de Matemática de Belém

Projeto de Extensão promove a I Feira Regional de Matemática de Belém

• Publicado: Quarta, 31 de Outubro de 2018, 15h56

matemática foto laís teixeira 7 de 7

O conhecimento matemático é necessário para todos as pessoas, seja por sua grande aplicação na sociedade contemporânea, seja por sua potencialidade na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais. Em busca por incentivar o interesse no assunto, o Projeto de Extensão “Feira de Matemática: elo entre a universidade e a escola básica”, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática (GEPFORMA), vai realizar, nos dias 26 e 27 de novembro, a I Feira Regional de Matemática de Belém. O evento ocorre na Escola Nossa Senhora do Rosário, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB).

Direcionada a todos os professores que ensinam Matemática na Região Metropolitana de Belém, a feira tem como finalidade incentivar, socializar e divulgar experiências, pesquisas e atividades matemáticas desenvolvidas por alunos e professores de escolas de Educação Básica e de Instituições de Ensino Superior localizadas na RMB.

Segundo a professora Iza Helena Travassos Ferraz de Araújo, coordenadora do GEPFORMA, as Feiras de Matemática possibilitam o desenvolvimento de metodologias inovadoras em relação ao ensino de Matemática nas escolas. “A realização de Feiras de Matemática favorece um estreito relacionamento entre ensino e pesquisa na escola, envolvendo, inclusive, as demais disciplinas, e promove desenvolvimento educacional das pessoas envolvidas na comunidade escolar, por meio de estudos e pesquisas pautadas no respeito e na cooperação entre todos os participantes”.

O evento contará com exposição de trabalhos, visitação pública, mesa-redonda e minicursos, o que possibilita a troca de conhecimentos e experiências por meio da interação entre professores, alunos e gestores da Educação Básica no que se refere ao conhecimento matemático, suas aplicações e recursos didáticos específicos. De acordo com Iza Helena, “Essa interação se dá na forma horizontal, de aluno para aluno, professor para professor, na mesma linguagem e com a mesma realidade educacional. Além do mais, a feira nos mostra que a escola produz conhecimento por meio de práticas”.

Inscrições – O evento está com inscrições abertas até o dia 12 de novembro, para alunos de todos os níveis de ensino, das redes públicas e privadas, localizadas nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Belém. Os trabalhos deverão ter um professor orientador. A inscrição do trabalho será feita pelo professor orientador, por meio de um resumo, anexo à  ficha de inscrição, para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou para a secretaria da Escola Nossa Senhora do Rosário.

Categorias e Modalidades - Os trabalhos inscritos deverão ser inscritos nas seguintes categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental - Anos Iniciais; Ensino Fundamental - Anos Finais; Ensino Médio; Educação Especial e Ensino Superior. Os trabalhos expostos na feira serão premiados como Menção Honrosa ou Destaque, e alguns serão indicados para a I Feira Paraense de Matemática, que está prevista para ser realizada em 2019.

I Feira Regional de Matemática da grande Belém
Data:  26 e 27 de novembro