Página inicial > Ultimas Notícias > Campus de Abaetetuba promove I Seminário de Diversidade

Campus de Abaetetuba promove I Seminário de Diversidade

• Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 15h17

seminario diversidade 2018

O Campus de Abaetetuba, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFPA), vai realizar, nos dias 19 e 20 de novembro, o I Seminário de Diversidade no Campus Universitário de Abaetetuba, com o tema "Universidade como diversidade: Identidades, Atores e Agendas". O evento acontecerá nos Auditórios Central e Cabanagem, do Campus Universitário de Abaetetuba.

O seminário tem o objetivo de promover debates sobre a inclusão social dos diferentes atores representativos que convivem no espaço acadêmico, possibilitando uma visão política de inclusão universitária e de acesso ao pertencimento, além de elaborar uma agenda comprometida com o bem-estar das diferentes identidades socioculturais presentes na Universidade.

Segundo Helen Carvalho, integrante da equipe de Divisão de Extensão e assistente social do campus, é necessário discutir as demandas dos grupos de diversidade na unidade e na Universidade, especialmente no contexto político e social atual, no que se refere ao acesso, permanência, pertencimento e estratégias de resistência frente ao desmonte dos direitos alcançados pelos grupos no que se refere à educação pública.

“A expectativa é dar visibilidade e protagonismo aos grupos de diversidade dentro da unidade, considerando que a Universidade é plural, assim como apreender as demandas que dificultem a inclusão e o pertencimento da comunidade acadêmica, para montar estratégias e ações que oportunizem a efetividade da política de inclusão e pertencimento desses grupos”, completa.

Programação – No dia 19, serão realizadas, no Auditório Central, a Conferência de Abertura “A Universidade como ambiente da diversidade”; a mesa “Diferença versus desigualdade: o preconceito como negação do outro”; e a mesa “A política de inclusão universitária: do acesso ao pertencimento”.

No dia 20, o Auditório Cabanagem recebe a mesa “Diversidade, identidades e agendas”; os Grupos de Trabalho “Construção da agenda de diversidade do Campus de Abaetetuba” e a socialização das propostas. Acesse a programação completa no link.

Inscrições - O evento é direcionado para os discentes, docentes, técnicos-administrativos, representantes dos grupos de diversidade e comunidade em geral. Para participar, é necessário realizar a inscrição gratuita on-line pelo endereço na internet. As inscrições são gratuitas. Haverá certificação.

I Seminário de Diversidade
Data: 19 e 20 de novembro de 2018
Local: Auditórios Central e Cabanagem - UFPA Campus Abaetetuba
Hora: 8h às 18h
Mais informações, acesse aqui.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA