Página inicial > Ultimas Notícias > Novos dirigentes da Escola de Música da UFPA tomam posse

Novos dirigentes da Escola de Música da UFPA tomam posse

• Publicado: Sexta, 02 de Novembro de 2018, 11h47

31.10.2018 Posse Nova Diretoria EMUFPA Foto Alexandre de Moraes 105

A cerimônia de posse dos novos dirigentes da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) foi marcada pelos discursos de agradecimento, esperança e união para o período de novos desafios institucionais. A transmissão de cargo, realizada no dia 31 de outubro, no auditório da EMUFPA, em Belém, foi feita pelo reitor Emmanuel Tourinho, aos professores Carlos Augusto Vasconcelos Pires e André Alves Gaby, que assumiram, respectivamente, a direção e a vice-direção da Escola de Música da UFPA.

31.10.2018 Posse Nova Diretoria EMUFPA Foto Alexandre de Moraes 55A solenidade de posse reuniu representantes da Administração Superior da UFPA, entre eles os pró-reitores Edmar Costa, de Ensino de Graduação (Proeg); e Nelson de Souza Junior, de Extensão (Proex); e a diretora do Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA), Adriana Azulay. Também participaram da cerimônia professores, técnicos e alunos da Escola de Música.

O ex-diretor da EMUFPA professor Adalberto Aleixo Teixeira manifestou seu agradecimento a toda a comunidade acadêmica, entre docentes, técnicos e alunos, “que tiveram uma importante parcela de contribuição para a gestão desta subunidade.”

31.10.2018 Posse Nova Diretoria EMUFPA Foto Alexandre de Moraes 82Ao assumir a direção para o quadriênio 2018-2022, o professor Carlos Augusto Vasconcelos Pires falou dos planos de expansão que estão baseados em dois eixos principais: o de natureza administrativa, que já vem sendo construído há algum tempo, que consiste na transformação da Escola de Música em Unidade Acadêmica Especial. “Atualmente, o EMUFPA é uma subunidade vinculada ao Instituto de Ciências da Arte e nós entendemos que essa mudança nos dará mais mobilidade, mais agilidade nas questões administrativas”, afirmou. O segundo eixo é o acadêmico, priorizando a educação musical profissional na Escola, com a reestruturação dos cursos livres e a ampliação da oferta de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, todos voltados para o perfil de formação profissional.

31.10.2018 Posse Nova Diretoria EMUFPA Foto Alexandre de Moraes 7Em seu pronunciamento, o reitor Emmanuel Tourinho agradeceu à equipe dirigente pelo trabalho realizado. “É preciso fazer o reconhecimento do excelente trabalho que realizaram nos últimos quatro anos, de organizar a Escola com foco nas questões acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. Faço também um agradecimento especial pela disposição que sempre tiveram para colaborar com administração superior, no nosso esforço para familiarizar toda a comunidade universitária com as realizações da Escola”. Em seguida, o reitor anunciou a destinação de dois espaços no Prédio dos Mercedários para projetos na área de música e lançou a proposta de criação de um calendário anual de cursos de extensão de curta duração na área de Música, a serem ofertados ao público externo no polo UFPA/Mercedários.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes