Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Mais de 200 novos concursados ingressam no Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Início do conteúdo da página

Mais de 200 novos concursados ingressam no Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh

  • Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 15h32

Mais de 200 novos funcionários ingressam no Complexo Hospitalar da UFPA Ebserh

Duzentos e quatro novos funcionários assinaram o contrato de trabalho para compor o quadro funcional do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no dia 1º de novembro. O acolhimento contou com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, que veio a Belém para dar as boas-vindas aos concursados. O presidente da Ebserh, Kléber Morais, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, o superintendente do Complexo, Paulo Amorim, e o secretário de Saúde Pública do Estado, Vitor Mateus, também estiveram presentes durante a acolhida. Ao todo, 683 contratações já foram realizadas para o Complexo.

Pronunciamento do Ministro da Educação Rossieli SoaresEm seu pronunciamento, Rossieli Soares ressaltou a importância dos hospitais universitários, que "não só prestam assistência à população, mas também são grandes produtores de inovações tecnológicas em saúde, que podem contribuir ainda mais para a melhoria da assistência a quem mais precisa". O ministro anunciou, em outubro deste ano, a convocação de todas as vagas remanescentes no concurso para o Complexo Hospitalar da UFPA.

Discurso do Reitor da UFPA Emmanuel TourinhoA importância da assistência à população também foi um ponto abordado pelo reitor da Universidade, Emmanuel Tourinho. Durante sua fala, ele ressaltou que, "com os hospitais, o papel da Universidade vai além do tripé ensino, pesquisa e extensão e se estende também para a assistência".

O presidente da Ebserh, Kléber Morais, que esteve presente à mesa de abertura e durante o encerramento do acolhimento, mostrou-se satisfeito com a chegada dos novos funcionários. Segundo ele, "esta é uma conquista muito grande para a Rede Ebserh, pois o Complexo Hospitalar da UFPA vai receber um importante reforço com a contratação de profissionais com várias especialidades ".

Para o superintendente do Complexo, Paulo Amorim, foi "uma satisfação muito grande poder contar com o apoio do ministro, do presidente da Ebserh e do reitor na contratação dos novos funcionários ainda este ano. Recebemos um quantitativo de profissionais extremamente qualificados, que, com certeza, vão contribuir com nossa missão enquanto Complexo". Segundo o superintendente, o Complexo Hospitalar da UFPA recebeu o segundo maior quantitativo de vagas nos concursos da Rede Ebserh.

Durante a cerimônia de encerramento, foi realizada a assinatura do contrato por uma funcionária que representou todos os 204 contratados. A escolhida foi a profissional de Relações Públicas Fernanda Pacheco, que teve seu contrato assinado pelo ministro da Educação e pelas demais autoridades presentes. Para Fernanda, "foi uma ótima oportunidade de concretizar o desejo de ser aprovada em um concurso público e trabalhar em um Complexo Hospitalar que é referência no Estado."

Ministro Rossieli Soares Reitor Emmanuel Tourinho Presidente da EBSERH Kléber Morais Superintendente do Complexo Paulo Amorim e Secretário de Saúde do Estado Vitor Mateus após o acolhimentoAcolhimento – Pela manhã, durante a mesa de abertura, além da saudação do presidente Kléber Morais, foi feita a apresentação da estrutura organizacional do Complexo Hospitalar, pelo superintendente Paulo Amorim, a gerente-administrativa Ivana Sousa, o gerente de Ensino e Pesquisa, Pedro Piani, e as gerentes de Atenção à Saúde dos Hospitais Bettina Ferro (HUBFS), Ana Brito, e João de Barros Barreto (HUJBB), Lauricéia Valente.

Durante o acolhimento, os empregados também são apresentados à Divisão de Gestão de Pessoas do Complexo, que explica informações sobre o ambiente de trabalho, horários, carga horária, direitos e deveres do trabalhador. Além disso, conhecem suas escalas de trabalho e reúnem com as chefias imediatas, para, finalmente, realizar a assinatura do contrato de trabalho.

Para o médico Alex Silva, que possui especialidade em hemodinâmica e cardiologia intervencionista, assinar o contrato é um momento de realização, pois "foi uma conquista muito esperada". Para ele, as expectativas são de "somar forças ao serviço de hemodinâmica do Hospital Barros Barreto", que faz parte do Parque de Diagnóstico por Imagem do HUJBB, inaugurado em julho deste ano.

Orquestra Eletrônica da Amazônia OREA do Instituto de Ciências da Arte se apresenta durante o acolhimentoTambém fez parte da programação a apresentação da Orquestra Eletrônica da Amazônia (OREA), formada por discentes, docentes e funcionários do Instituto de Ciências da Arte da UFPA, que animou o público com canções que foram do clássico ao contemporâneo.

Concurso – Segundo a Divisão de Gestão de Pessoas do Complexo, já foram realizadas, ao todo, 683 contratações. A Divisão prevê para dezembro uma nova convocação a fim de preencher vagas remanescentes. Esta é a décima primeira chamada para o concurso que ofertou 815 vagas nas áreas médica, administrativa e assistencial para os hospitais universitários Bettina Ferro de Souza e João de Barros Barreto, que foi homologado em fevereiro de 2017.

Sobre a Ebserh – Desde outubro de 2015, o Complexo Hospitalar da UFPA é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Fotos: Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh e Assessoria de Comunicação do MEC

registrado em:
Fim do conteúdo da página