Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes de Comunicação desenvolvem aplicativos para mídias digitais móveis

Estudantes de Comunicação desenvolvem aplicativos para mídias digitais móveis

• Publicado: Terça, 06 de Novembro de 2018, 15h53

JornalMóvel2

Estudantes da Faculdade de Comunicação da UFPA estão desenvolvendo aplicativos que facilitam a comunicação com o uso de celulares. Realizados no mês de outubro e no início de novembro, os minicursos que discutiram Jornalismo e Publicidade em mídias digitais móveis tinham como objetivo refletir sobre as reconfigurações ocorridas na comunicação com base na mobilidade. Mas além do exercício reflexivo, os alunos ainda puderam desenvolver na prática produtos jornalísticos e publicitários (em fase de desenvolvimento) voltados para dispositivos móveis.

A programação foi ministrada pela professora Maíra Evangelista de Sousa, pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) e pesquisadora na área de Jornalismo e Mobilidade. De acordo com a professora, o surgimento de diversas plataformas digitais móveis provocaram transformações no Jornalismo e na Publicidade, tornando necessária essa discussão na atualidade. “Como tanto o Jornalismo quanto a Publicidade estão se apropriando dessas plataformas para produção e distribuição de conteúdo, eu achei que seria importante oferecer minicursos para os alunos sobre mídias digitais móveis”, comentou Maíra Evangelista

A professora falou sobre as novas dimensões da mobilidade, que surgem por conta das tecnologias digitais. “Tivemos a discussão sobre produção, circulação, consumo e até de formatos recentes, como produtos em realidade virtual aumentada e em tecnologias vestíveis”, contou. Além disso, as lições incentivaram os alunos a pensar criticamente sobre esses novos espaços tecnológicos. “A ideia era não só produzir por produzir, mas também ter uma base teórica para poder pensar criticamente e refletir sobre tudo isso”, afirmou Maíra Evangelista de Sousa.

A evolução das mídias digitais e suas formas de consumo foram alguns dos assuntos que chamaram atenção dos alunos que participaram do minicurso. “Mesmo sendo um nativo digital, eu nunca compreendi as mídias digitais na totalidade. Compreender a importância, a magnitude e o impacto que elas têm na vida atual expandiu o meu olhar sobre a área e me deu mais interesse em estudar o assunto”, comentou Helando Fragoso, estudante de Jornalismo que participou do minicurso.

Os alunos de Jornalismo elaboraram como produto final o aplicativo Jornal Móvel, voltado para a cobertura política das eleições2018 e para a discussão de temas correlacionados. Os estudantes fizeram a cobertura ao vivo do 2º turno, por meio do aplicativo e do perfil do Instagram (@jornalmovel). Para Helando Fragoso, a experiência foi um desafio. “Elaborar um aplicativo e criar matérias específicas para este meio não é tarefa fácil. Trabalhar com as redes sociais foi uma experiência nova que gerou muito conhecimento”, comentou.

Para os estudantes de Publicidade e Propaganda, o minicurso mostrou formas de trabalhar a comunicação de uma marca por meio de mídias digitais móveis. “Como muita informação circula na internet, é necessário diferenciar-se de outras empresas/marcas estudando essas potencialidades. É possível pensar em formas distintas, inovadoras e criativas de se fazer publicidade e marketing por meio das redes sociais”, explicou Adriane Jackson, estudante de Publicidade e Propaganda que participou do minicurso voltado para a Publicidade. Ao final, foi proposto aos alunos a criação de um aplicativo para a Semana do Calouro de Comunicação, com informações da faculdade para os novos estudantes. Os alunos de Publicidade estão em fase de desenvolvimento do aplicativo.

Para baixar o aplicativo Jornal Móvel, acesse: https://app.vc/j_movel

Texto: Maiza Santos - FACOM