Página inicial > Ultimas Notícias > 1º Seminário Nacional Alfabetização sem Cartilha ocorre na UFPA nos dias 25 e 26 de novembro

• Publicado: Quinta, 08 de Novembro de 2018, 15h12

Seminário Alfabetização sem cartilha

Durante os dias 25 e 26 de novembro de 2018, a UFPA vai receber o“1º Seminário Nacional Alfabetização sem Cartilha: conversa, curiosidade, leitura e escrita-vida”. Direcionado a pesquisadores, estudantes, educadores e a todos aqueles interessados na temática, as inscrições podem ser realizadas por meio do site do evento. O seminário é uma ação articulada e coordenada por Elizabeth Orofino (LASEA/UFPA), Carmen Sanches Sampaio (Red Formad/UNIRIO) e pelo grupo ArteGestoAção (INES), configurando-se como uma ação da Red Formad Brasil.

O comitê científico, formado por membros nacionais e internacionais que estudam o tema, propõe a discussão e o compartilhamento de outros modos de ensinar e aprender a ler e a escrever, tendo como referência a autoria de fala e pensamento. Igualmente, o evento pretende propagar experiências, pesquisas e práticas construídas na escola, na universidade ou na interlocução entre elas, no desafio de pensar e praticar diferentes alfabetizações, apostando sempre em autoria, experiência e sentido.

Segundo Elizabeth Orofino, a alfabetização, nos últimos tempos, tem sido objeto de estudo e de pesquisa, o qual evidencia a evolução da importância da leitura e da escrita para a inserção dos sujeitos na sociedade. Neste sentido, educadores e pesquisadores na área da educação concentram seus esforços na produção de alternativas que promovam a decifração dos códigos linguísticos e do mundo por meio da linguagem.

“Vivemos em um mundo comandado pela linguagem e, em razão disso, o histórico entendimento reducionista atribuído à alfabetização precisa ser definitivamente rompido, passando a assumir o compromisso com a formação do leitor do mundo, de sujeito usuário dos bens culturais”, explica a professora.

1º Seminário Nacional Alfabetização sem cartilha
Data: 25 e 26 de novembro