Página inicial > Ultimas Notícias > Caldeirada Comunicação e Cultura 2018 ocorre na terça, dia 13, sob o atual clima político do País

• Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2018, 15h02

caldeirada2018

A Caldeirada Comunicação e Cultura 2018, evento do calendário da Faculdade de Comunicação da UFPA, ocorre esta semana, logo após o cenário das eleições no Brasil, com o objetivo de lançar luz sobre o fenômeno político e cultural que se desenvolveu no País, tendo como palco central a arena midiática. Este ano, uma das novidades é que o evento ocorrerá em um dia todo, mantendo uma programação variada, com espaço para performance, debate e apresentação artística.

A Caldeirada, em sua quarta edição, é uma realização da Faculdade de Comunicação da UFPA, por meio do Projeto de extensão Trama Coletiva, e da produtora cultural Na Cuia, coletivo independente de alunos e ex-alunos da Facom. O evento conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (Ppgcom/UFPA), por meio de seus projetos de pesquisa COMPOA (Comunicação, Política e Amazônia) e ITA (Interações e Tecnologias na Amazônia), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Produtora Subversiva.

Tema - A ideia é refletir, de diferentes formas, sobre o tema definido"Brasil no espelho: no rescaldo das urnas". O Brasil se vê, neste 2018, diante do imperativo de rever a si próprio e a sua história. Para uma das coordenadoras, professora Rosaly Brito, "o cenário das eleições presidenciais que se delineou no país foi um ponto de inflexão importante e decisivo em um processo lento, mas intenso, de corrosão de suas instituições democráticas". A própria democracia brasileira, segundo ela, foi posta em xeque "com a onda neofascista que se disseminou em velocidade quase incontrolável".

Nessa perspectiva, uma questão imperativa é buscar entender que país é esse que saiu das urnas? Na esteira de um processo mundial de ascensão de governos de ultradireita, o país assistiu, nesse período eleitoral, ao predomínio dos espaços virtuais, via redes sociais, que, por meio de fake news, disseminaram a maior onda de mentiras e desinformação já vista no país, em detrimento dos espaços públicos do debate político.

Segundo Rosaly Brito, é difícil precisar, nesse processo, a linha tênue a separar o real da ficção. "Discursos de ódio mobilizaram afetos obscuros, entorpeceram mentes e provocaram atitudes massivas de fanatismo. Evidenciou-se o apagamento da memória da experiência trágica da ditadura do pós-64, ou ainda mais inquietante, a identificação com o autoritarismo, que fez com que seu retorno fosse desejado por parcelas massivas da sociedade", assinala.

Programação - A Caldeirada deste ano terá um formato diferente. Em apenas um dia, tarde e noite, conta com performance artística; mesa-redonda formada por pesquisadores convidados e, para fechar a programação, um pocket show musical. De acordo com a professora Rosane Steinbrenner, também da coordenação geral do evento, "a edição 2018 da Caldeirada chega no desassossego das urgências, com uma proposta condensada de juntar, num fim de tarde, o pensar, a palavra, a imagem e a música, como um caldo forte pra ajudar a curar a ressaca eleitoral e contribuir pra gente entender melhor – na dimensão da comunicação que a tudo media e da cultura que a tudo atravessa - os recentes acontecimentos políticos no Brasil".

Caldeirada Comunicação e Cultura
Local: Complexo Vadião – UFPA, Guamá, Belém (PA)
Dia: 13/11
Hora: às 16h30