Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Abaetetuba sedia I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Campus Abaetetuba sedia I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

• Publicado: Domingo, 11 de Novembro de 2018, 14h02

I Seminario integrado

Em uma iniciativa pioneira, o Campus Abaetetuba recebe, de 12 a 14 de novembro, o I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará. O início do evento, promovido pelo Grupo Getnoma, contará com uma palestra da professora Juliana Lando Canga, do Instituto Superior de Serviço Social de Angola.

O seminário é uma exposição dos resultados dos trabalhos desenvolvidos por estudantes e professores do campus, em 2017. Buscando motivar novas produções, além de mobilizar grupos de estudos e pesquisas, tais projetos são financiados por editais da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

Segundo o professor Osvaldo Barros, coordenador do Grupo Getnoma, a interiorização da UFPA se efetiva pela autonomia dos campi na realização de ações voltadas ao tripé: ensino, pesquisa e extensão. Isso permite a criação de espaços em que há o envolvimento da comunidade acadêmica local. “Assim, a realização dos seminários de integração, descentralizados do Campus de Belém, possibilita aos docentes e discentes dos campi do interior maior motivação e envolvimento nas ações formativas complementares dos grupos de pesquisas”, opina Osvaldo.

Compartilhar – O professor comenta que, em tempos de desvalorização da ciência e de diminuição de recursos destinados à educação, a universidade precisa dar uma resposta à sociedade. E uma forma objetiva e dinâmica é a mostra dos seus investimentos intelectuais em projetos de pesquisa, ensino e extensão. “A divulgação das produções dos grupos de estudos e pesquisas é de suma importância para que a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo tenham consciência do papel da universidade e suas contribuições sociais”.

Inscrições – Como explica Osvaldo, a inscrição dos projetos é automática, sendo a apresentação de resultados obrigatória, prevista nos editais. “Porém recebemos uma demanda espontânea de outras atividades desenvolvidas no campus, que não possuem carga horária ou bolsistas, mas trazem resultados dos grupos de pesquisas, por exemplo”.

A certificação é pela apresentação dos trabalhos. Nesse primeiro seminário, é ofertada também certificação para ouvintes que vão assistir às exposições. Esses podem receber até 20h de certificação, dependendo da frequência no seminário. Para mais informações, acesse o site do evento.

I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Data: 12 a 14 de novembro (abertura às 14h30 do dia 12)

Local: Campus Abaetetuba

Para mais informações, acesse o site.

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA