Página inicial > Ultimas Notícias > PS 2019 da UFPA permite apenas uma inscrição por candidato

PS 2019 da UFPA permite apenas uma inscrição por candidato

• Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 15h20

PS 2019 Banner Portal

Este ano, 100% das vagas regulares disponíveis na Universidade Federal do Pará (UFPA) são ofertadas via Processo Seletivo 2019 (PS2019). Para o concurso, cada candidato pode disputar uma única vaga, o que é garantido pelo sistema de inscrição, gerenciado pelo Centro de Processos Seletivos da Instituição (Ceps). Fique atento e entenda por que algumas pessoas acreditam que podem disputar mais vagas e também como elas estão enganadas a respeito disso.

O PS 2019 oferece 7.347 vagas em 132 cursos distribuídos em 21 municípios, e, para disputá-las, os candidatos devem acessar o site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps) até às 17h do dia 20 de novembro. Para se inscrever, é preciso informar dados pessoais e escolares, como o número da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) e sinalizar o perfil/grupo segundo o qual disputará vagas na Instituição e ainda o pedido do bônus de 10% sobre a nota do Enem e de isenção da taxa de inscrição, conforme o caso.

Cada candidato disputa uma única vaga - Sanclayton Moreira, diretor do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps), órgão responsável pela gerência do PS2019, explica que não há segunda opção de curso no Processo Seletivo 2019 da UFPA.

“Cada candidato inscrito, mesmo que tenha feito mais de uma inscrição, terá apenas uma inscrição homologada pelo Ceps. Como o sistema de inscrição do PS 2019 não permite edição de dados e, ocasionalmente, dentro do prazo de inscrição, os candidatos podem mudar de ideia e desejar se candidatar a outro curso, a Instituição disponibiliza no sistema uma opção, um ‘botão’ chamado ‘nova inscrição’, mas isso não implica, de forma alguma, a possibilidade de concorrer a duas ou mais vagas”, detalha o diretor do Ceps.

Para cada candidato, apenas uma inscrição será aceita, ou seja, homologada: aquela com maior número (para candidatos que concorrem pelo sistema de cotas e os demais isentos do pagamento da taxa de inscrição no concurso) ou aquela com maior número e o pagamento da taxa computado pelo sistema (para candidatos que concorrem pela demanda aberta, sem isenção da taxa de inscrição).

Segunda opção só para indígenas e quilombolas - “Também recebemos relatos de candidatos que alegam ter se inscrito na segunda opção, mas, na verdade, se inscreveram no concurso errado”, informa Sanclayton Moreira.

Além do PS 2019, o Ceps esclarece que o Processo Seletivo Especial 2019-1 (PSE 2019-1), que oferta vagas específicas para indígenas e quilombolas, também está com inscrições abertas e apenas nele há, no sistema de inscrição, uma segunda opção de curso, ou seja, se o candidato encontrou uma segunda opção no sistema de inscrição, certamente, está se inscrevendo no concurso errado. Acesse aqui o sistema do PS 2019.

Homologações apenas em 2019 – O Ceps também esclarece aos candidatos que a confirmação de sua participação no concurso só ocorre quando da homologação da inscrição de cada um, e esse resultado só poderá ser disponibilizado aos candidatos no início de 2019, após a UFPA receber as notas dos estudantes no Enem2018 e, assim, puder confirmar que eles estão aptos a participar do PS 2019 da Instituição.

A UFPA alerta que é preciso cuidado e atenção com múltiplas inscrições, pois o sistema não as impede, mas é frequente relatos de estudantes que, após se inscreverem várias vezes em cursos diferentes, já não sabiam mais para qual curso efetivamente estavam concorrendo e, após o fechamento do sistema de inscrição, não será possível alterar qualquer informação declarada via sistema de inscrição.

Pagamento – O Ceps também ressalta que, após a inscrição no sistema, é preciso esperar 24h úteis para efetuar o pagamento da taxa da inscrição no PS 2019, pois uma mudança recente na legislação brasileira indica que todos os bancos precisam receber o pagamento de boletos de todos os bancos. A mudança ainda está sendo implantada e, indiretamente, traz esse novo prazo de espera entre a geração e a quitação dos boletos do pagamento da taxa de inscrição no PS 2019.

Até às 16h desta segunda-feira, 12 de novembro, o Ceps/UFPA recebeu 78.113 solicitações de inscrição e destas, 61.830 mil implicavam solicitações de isenção da taxa de inscrição. “Falamos solicitação de inscrição porque sabemos que há candidatos que se inscreveram mais de uma vez e ainda não filtramos esses dados”, informar o diretor do Ceps.

Inscrições para o PS2019 da UFPA
Até às 17h do dia 20 de novembro, no site do Ceps
Informações: 3201-7266, 3201-8381 e 3201-8383.
Tire suas dúvidas no “Perguntas Frequentes do PS2019”, disponível aqui.
Saiba mais sobre os cursos disponíveis na UFPA no nosso Catálogo de Cursos.
Leia todas as notícias da UFPA publicadas sobre os processos seletivos de ingresso aqui.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Mkt ASCOM