Página inicial > Ultimas Notícias > Professor participa de conferência e lança o livro “A Vida Misteriosa dos Matemáticos”

• Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 15h50

professorCelso

A Universidade Federal do Pará (UFPA) receberá, nesta semana, a visita de Celso Costa, professor referência na área da Matemática no Brasil. O pesquisador participará como conferencista no Congresso Pan-Amazônico de Matemática (COPAM) no dia 13 de novembro. Motivado por sua paixão pelos números e pelo entusiasmo pela literatura, que sempre cultivou de modo amador, o professor Celso Costa vai lançar, durante a sua participação, a obra de ficção A Vida Misteriosa dos Matemáticos.

O livro apresenta, por meio de uma narrativa original e divertida, histórias de gênios da Matemática que viveram em épocas distintas, mas, na obra, se encontraram em um espaço mágico, denominado Aleph, no qual bebem, discutem, falam de Filosofia, do cotidiano e, lógico, da Matemática. Ao discutirem suas descobertas e as lendas que os acompanham, emergem também em suas paixões e rivalidades.

Pitágoras, Newton, Gauss, Turing, Sophie Germain e Cantor fazem parte do elenco escalado pelo pesquisador, assim como todos os homens e as mulheres que fizeram a Matemática avançar e possibilitaram alcançar grandes feitos ao longo dos séculos, nas mais diversas áreas. O livro será lançado no hall do Centro de Eventos Benedito Nunes da UFPA, nesta terça-feira, 13 de novembro, durante a programação do Copam.

Autor - Celso Costa é professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, no Rio de Janeiro, e membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1999.

Em 1982, quando cursava o doutorado no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o pesquisador descobriu as equações de uma superfície mínima que, atualmente, levam seu nome: a “Superfície Costa”, conhecida internacionalmente como “Costa Surface”. Essa descoberta resolveu um problema matemático que estava em aberto há mais de 200 anos e representa uma grande contribuição para a Matemática.

As contribuições do professor vão além da Matemática. Ele atuou, de forma significativa, na área da Educação a Distância, quando foi diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), coordenador geral da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e coordenador da UAB na UFF. Atuou, ainda, como relator da Comissão de Avaliação do I Edital de implementação da UAB e foi vice-presidente do Consórcio CEDERJ (UFF, UFRJ, UNIRIO, UERJ e UENF).

Sobre o COPAM –  O Congresso Pan-Amazônico de Matemática (COPAM) é um evento internacional que tem como principal objetivo congregar professores e estudantes de Matemática, de Instituições de Ensino Superior sediadas na Amazônia Internacional (Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname). A proposta é fomentar a cooperação internacional com a criação e o fortalecimento de ações integradas de pesquisa, ensino e extensão nas instituições que compõem a Amazônia internacional. Leia mais aqui.

Lançamento do livro A Vida Misteriosa dos Matemáticos
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN-UFPA) – Campus Básico
Data: 13/11/2018
Horário: Das 9h50 às 10h20