Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Capes discute em Belém oferta de programas de pós-graduação em redes formadas por IES da Região Norte
Início do conteúdo da página

Capes discute em Belém oferta de programas de pós-graduação em redes formadas por IES da Região Norte

  • Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 15h24

07.11.2018 Reunião Avaliação CAPES Foto Alexandre de Moraes 32

Uma equipe de consultores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), liderada pela diretora de Avaliação da CAPES, Sonia Báo, esteve em Belém para discutir a proposta de oferta de programas de pós-graduação em redes formadas por Instituições de Ensino Superior da região Norte do país. A reunião ocorreu no dia 7 de novembro, no auditório da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores da Universidade Federal do Pará, no Campus Guamá.

07.11.2018 Reunião Avaliação CAPES Foto Alexandre de Moraes 7A visita da Capes corresponde à fase de discussões e análise das propostas com as instituições envolvidas. Nesta reunião, a diretora de Avaliação, Sônia Báo, fez uma apresentação do Sistema Nacional do Programa de Pós-Graduação no Brasil, reforçando as linhas de ação da Capes e os requisitos necessários para a aprovação das propostas de novos programas de mestrado e doutorado.

“É uma reunião pedagógica no sentido de buscar o aprimoramento das propostas de programas de pós-graduação em associação nesta região, a qual envolve diferentes instituições de diferentes naturezas jurídicas. Dentro dessa linha, vamos tentar vincular as redes aos programas de indução que a região tem com a Capes, no sentido de incentivo financeiro, discutindo com as equipes daqui a melhoria dessas propostas”, salientou.

07.11.2018 Reunião Avaliação CAPES Foto Alexandre de Moraes 25Sônia Baó também traçou um panorama da redução de assimetrias regionais em relação à pós-graduação no País e apontou que nos últimos 20 anos o Norte foi a região que alcançou maior taxa de crescimento em oferta de cursos, concentrando, hoje, 227 programas. 

O reitor Emmanuel Tourinho falou do esforço das Instituições em aumentar a capacidade de formação de doutores na região Norte e salientou que a visita da equipe da Capes é uma etapa importante de entendimento sobre o conjunto de requisitos do Sistema Nacional de Pós-Graduação.

07.11.2018 Reunião Avaliação CAPES Foto Alexandre de Moraes 15“Esta reunião está sendo uma oportunidade para sabermos como o Sistema se configura, o que é esperado das instituições. caso essas redes sejam aprovadas, e que compromissos cada instituição passa a assumir com a criação das redes. É um momento importante de debate, que certamente contribui para que cada um conheça melhor o funcionamento de todo o sistema nacional de pós-graduação e desse modo possa preparar e implementar propostas que atendam às expectativas desse sistema.”

A programação da Capes em Belém seguiu com as reuniões em grupos de pesquisadores da Amazônia, que integram as quatro redes: Educação, Engenharia IV, Ciências Ambientais e Saúde Coletiva. Cada grupo teve o acompanhamento de dois consultores da Capes nas discussões das propostas.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página