Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes de Direito têm chance de conhecer a estrutura e o funcionamento do Superior Tribunal da Justiça

• Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 15h40

visitacaoTecnica banner

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) inicia, nesta quarta-feira, 14 de novembro, as inscrições para a 15° edição do Programa “Visitação Técnica – Conhecendo o STJ”, que é voltado para os estudantes de Graduação em Direito de todo o Brasil, a partir do 5° semestre. O programa tem como objetivo proporcionar a oportunidade de aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre a estrutura e o funcionamento do tribunal.

Para concorrer a uma das vagas, é necessário que os interessados estejam matriculados, no mínimo, no 5º semestre da graduação (no ato da inscrição), seja em Instituições públicas, seja nas iknstituições privadas de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação. Estão disponíveis 40 vagas nesta edição.

Durante a visitação técnica "Conhecendo o STJ", os estudantes participarão de sessões de julgamento, assistirão a palestras sobre a jurisprudência do Tribunal, conhecerão o funcionamento das unidades judiciárias e dos órgãos julgadores. Os participantes que completarem a carga horária total do programa ainda recebem um certificado de participação.

Neste ano, a novidade é que os estudantes selecionados terão o alojamento e o transporte (no trajeto do alojamento para o STJ e vice-versa) custeados pelo Superior Tribunal de Justiça. Já os gastos das refeições e do transporte, tanto para a cidade Brasília quanto para o alojamento, são de responsabilidade do estudante.

Seleção - O critério adotado para preencher as vagas do programa, em cada Estado, será o semestre em que o candidato estiver matriculado, ou seja, quanto mais próximo do final do curso o estudante estiver, melhor será sua classificação. Caso haja empate entre os candidatos, será feito um sorteio pela equipe da seção responsável pelo programa.

Cronograma - As inscrições se iniciam no site a partir das 14h do dia 14 de novembro de 2018 e seguem até às 23h59 do dia 19 de novembro de 2018. A divulgação dos 40 candidatos selecionados será feita no dia 21 de novembro de 2018. A visita e as atividades programadas estão previstas para serem realizadas no período de 4 a 8 de fevereiro de 2019, no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília.

15° edição do Programa “Visitação Técnica – Conhecendo o STJ”
Data da realização: de 4 a 8 de fevereiro.
Local: Superior Tribunal da Justiça, em Brasília.
Inscrições na página do Programa.

Texto: César Filho- Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação