Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA participa dos Jogos Universitários Brasileiros 2018 no Paraná e volta para casa com medalhas

• Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 16h00

FEUP Foto Mailson Moraes 2

A Universidade Federal do Pará participou dos Jogos Universitários Brasileiros 2018 (JUBS), realizado de 4 a 11 de novembro em Maringá, no Paraná, e volta para casa com medalhas. A Federal Paraense esteve representada em três modalidades esportivas, voleibol feminino, basquete masculino e feminino, além do futsal masculino; e em duas modalidades individuais, judô e atletismo. No atletismo paradesportivo, o discente Jorge Magno Carvalho garantiu para a Instituição três medalhas de ouro nos 100, 200 e 400 metros rasos. Os outros times também alcançaram boas colocações.

Para chegar ao JUBS, as Instituições de Ensino Superior (IES) passam por três etapas: uma seletiva interna, uma seletiva estadual e outra regional. As etapas regionais dividem-se em quatro conferências, sendo Conferência Norte (Estados da Região Norte + Maranhão), Conferência Nordeste (sem o Maranhão), conferência Centro (Centro Oeste + Sudeste, sem São Paulo), Conferência Sul (Estados do Sul + São Paulo). As três IES melhor colocadas em cada Conferência disputam a segunda fase dos JUBS, formada por 12 Estados - três de cada Conferência.

FEUP Foto Mailson Moraes 1Na seletiva local, nos Jogos Universitários Paraenses (JUPS), a UFPA disputou em todas as modalidades coletivas (basquetebol, handebol, futsal e voleibol), nos dois gêneros, e sagrou-se campeã em basquetebol (masc. e fem.), futsal (masc. e fem.) e voleibol (masc. e fem.). Assim, a UFPA sagrou-se a campeã geral dos JUPS e disputou a Conferência Norte nas modalidades/gênero em questão, levando os times às disputas nacionais.

Nos JUBS, os resultados da UFPA foram os seguintes: modalidades individuais: atletismo paradesportivo - discente Jorge Magno, campeão de três medalhas de ouro nos 400, 200 e 100 metros, classe T37; judô - discente Milton Rafael, quinto lugar; - modalidades coletivas: basquetebol feminino - sexto lugar; basquetebol masculino - décimo lugar; futsal masculino - nono lugar; e voleibol feminino – décimo lugar. A UFPA foi a única universidade pública entre as seis melhores do Brasil no basquetebol feminino.

Avaliação de desempenho - Na avaliação da Federação de Esportes Universitários do Pará (FEUP), a UFPA saiu muito bem nos JUBS, que costuma ter competições de alto nível, uma vez que muitos atletas integram até seleções brasileiras. Além disso, a Instituição já tem histórico nos JUBS, sendo que, em 2015, ficou entre as dez instituições com melhor desempenho e foi a terceira instituição pública mais bem colocada, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro.

“Para nós, da Federação, a participação da UFPA é de suma importância, porque, na Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e nos JUBS, a hegemonia esportiva costuma ser das universidades particulares. Na Região Norte, a UFPA garante, com a UEPA e com a UFRA, um protagonismo esportivo das instituições públicas. No Norte, a UFPA é a universidade mais bem estruturada com relação à organização esportiva universitária. Os atletas são bem assessorados e incentivados, tanto por parte da Reitoria quanto por parte dos professores, que são também os técnicos dos times. A UFPA tem equipes de treinamento e valoriza os jogos internos, que é quando são descobertos os talentos e os potenciais de cada time. Então, para nós, da Federação, a UFPA é uma referência no trato do desporto universitário entre as IFES”, afirma Brenda Furtado, oficial da delegação da FEUP.

FEUP Foto Mailson MoraesIncentivos - Segundo o professor da Faculdade de Educação Física da UFPA Douglas Dias, que assessorou os times da UFPA no JUBS, a formação e o acompanhamento das seleções desportivas da UFPA fazem parte das ações do Projeto de extensão “Esporte, lazer e práticas físicas da UFPA multicampi: cidadania, produção de conhecimento e qualidade de vida”, coordenado por ele, que também está vinculado ao Programa “Estudante Saudável”, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

O projeto tem como ações para este ano a realização dos Jogos Internos da UFPA, que já estão em sua décima edição, dos Jogos da Diversidade, que, em dezembro, terão a primeira edição, e dos Jogos Multicampi, que reúnem os cursos campeões dos jogos internos de cada campus, por modalidade, a ocorrer em março de 2019. A UFPA, por intermédio da Proex, apoia as ações do projeto com aquisição de material desportivo para os treinamentos das equipes, custeio das taxas de inscrição nas competições e custeio das despesas com transporte das delegações.

Orgulho - Os atletas sentem-se orgulhosos em representar a Universidade. “É um enorme prazer ter tido a oportunidade de fazer parte do time da UFPA, representando o Pará no JUBS. Fazer parte desse time, que é composto por meninas experientes em sua maioria, me deixa feliz e agrega tanto conhecimento quanto experiência”, declara Sarah Silva, atleta do basquete feminino, time que teve um dos melhores desempenhos. Já Breno Nogueira, titular do time de basquete masculino, destaca a importância de levar o nome da UFPA às competições nacionais, apesar de tantas dificuldades. “Cada gota de suor derramada em quadra é para trazer reconhecimento para a Universidade. A experiência e o desenvolvimento que todos nós ganhamos com esses intercâmbios esportivos só nos tornam pessoas e profissionais melhores”, conclui.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Mailson Moraes