Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Teatro e Dança da UFPA apresenta o espetáculo "Rememorar"

Escola de Teatro e Dança da UFPA apresenta o espetáculo "Rememorar"

• Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 16h16

Rememorar Divulgação

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do curso  de Licenciatura em Dança, coordenado pela professora Maria Ana Azevedo, realizará, no período de 13 a 18 de novembro, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), o espetáculo de dança “Rememorar”dirigido pela professora Mayrla Andrade. O espetáculo é resultado da Prática de Montagem dos discentes concluintes do curso  de Licenciatura em Dança, ano 2015 (8º semestre).

São nos saberes e nas leituras de mundo das crianças que o espetáculo “Rememorar” foi concebido. A obra é resultado da disciplina Prática de Montagem, presente no currículo da Licenciatura em Dança da UFPA, com o objetivo de aproximação dos futuros professores licenciados em Artes/Dança e o universo real de sua atuação nas escolas, caracterizando-se como uma forma concreta de exercício artístico/criativo na práxis didática do ensino da dança.

Rememorar – O espetáculo traz ao palco o encontro de muitas infâncias, dos formandos da Licenciatura em Dança 2015 (8º semestre) e das múltiplas vivências em aulas com as crianças, ao longo dos estágios supervisionados e, em especial, da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Rotary, local onde desenvolveram planos de aula para a construção do espetáculo.

Pular, correr, dançar, girar e brincar muito são as ações corporais desencadeadoras das coreografias presentes no espetáculo, as quais foram ensinadas pelas próprias crianças, que, além do prazer de se movimentar, expressam com liberdade suas vontades e sonhos de mundo.

A construção do “Rememorar” nos fez lembrar de nossos gostos de infância, por sermos semelhantes de algum modo. Voltar a morar em muitas moradas, encorajar a nós mesmos e nos envolver em uma ação compartilhada e recíproca nos trouxe a ação de voltar a lembrar o ser criança que há em nós.

“Reafirmando, ainda, que a Dança precisa ser trabalhada em todas as etapas do ensino escolar. A criança é um ser que está em constante movimento e utiliza essa mobilidade para buscar o conhecimento que está a sua volta. A legislação já prevê que o ensino da Arte, especialmente em suas expressões regionais, seja componente curricular obrigatório na Educação Básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos, cabe ao professor propor esses estímulos”, conclui a coordenadora do espetáculo, professora Mayrla Andrade.

Espetáculo Rememorar
Local: Teatro Cláudio Barradas - Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Travessa D. Romualdo de Seixas, no Bairro Umarizal
Dias: de 13 a 18 de novembro de 2018
De Terça a Sábado – 9h30 (exceto no feriado, dia 15/11)