Página inicial > Ultimas Notícias > I Seminário Conexões aborda a diversidade do ensino das Ciências Sociais Aplicadas

• Publicado: Terça, 13 de Novembro de 2018, 15h30

CAPA Seminário ICSA 5

A universidade deve ser plural para que a manutenção do pensamento seja plural, para que haja respeito à diversidade de escolhas, ideias e pesquisas. Assim, com palavras sobre a necessidade de diálogo, de integração e de excelência, foi aberto, na noite do dia 12 de novembro, o I Seminário Conexões, um evento organizado pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e pelo Escritório Modelo de Práticas de Turismo (Empactur), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

A temática desta edição é “O Papel das Ciências Sociais Aplicadas na Defesa e Construção da Universidade Pública e Gratuita”, com o objetivo de trazer para o debate a situação do ensino dentro da Universidade Federal, as melhorias possíveis, entre elas o ambiente de corte de gastos, os desafios da gestão pública e as formas de abordagem dos problemas enfrentados no dia a dia da UFPA.

Seminário ICSAProgramação  - A mesa de abertura foi composta por representantes do corpo discentes de graduação e pós-graduação, a coordenadora geral do evento, professora Silvia Helena Ribeiro Cruz, o diretor-geral do ICSA, Armando Lirio de Souza, e o diretor adjunto, Paulo Moreira Pinto, além do vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva. Todos enfatizaram a necessidade de conexões, diálogos e integração dentro do Instituto e da Universidade como um todo. “O ensino deve ser plural, sempre plural”, enfatizou o professor Paulo Pinto, exaltando a necessidade de manter a UFPA como um campo de liberdades de expressão e de ensino.

O professor Armando Lirio de Souza falou sobre a necessidade de unidade nas decisões e nas ações. “É tempo de unidade, de proximidade, de entrarmos em um comum acordo pelo bem do ensino público e para o futuro desta Instituição”, declarou. A noite de abertura foi encerrada pela conferência do professor Jair do Amaral, da Universidade Federal do Ceará (UFC), que discorreu sobre o foco das Ciências Sociais Aplicadas em tempos de crise econômico-social.

Seminário ICSA 4Na manhã desta terça-feira, 13 de novembro de 2018, uma mesa de debate sobre a construção prática da integração das CSA foi realizada com representantes de todas as graduações do ICSA. Ali foram discutidas formas de tornar ensino mais integrado e interdisciplinar, aproximando a formação daquilo que é exigido dos nossos alunos no mercado de trabalho

À tarde, os grupos de trabalho se reuniram para as apresentações orais dos trabalhos inscritos no Conexões: ao todo, foram 12 GTs, além dos banners expostos na área externa. Às 18h, começará a mesa de debate “A universidade pública e gratuita como condição de soberania nacional: a experiência amazônica”, com a participação de representantes da Reitoria e das Pró-Reitorias da UFPA, além de outros convidados.

A programação se estende pela quarta-feira, 14 de novembro, com mais duas mesas de debate e painéis temáticos de discussão, além da conclusão dos grupos de trabalho e, finalmente, a conferência de encerramento, na qual o professor Antônio Carlos Mazzeo falará sobre o papel da universidade pública na formação sociopolítica do Brasil presente.

Serviço;
I Seminário Conexões
12, 13 e 14 de novembro de 2018
Auditório B do ICED e Pavilhões de sala de aula do Campus Profissional da UFPA
Mais informações sobre a programação, acesse aqui.

Texto e fotos: Divulgação ICSA