Página inicial > Ultimas Notícias > Servidores participam de palestra sobre orientação e auxílio para a aposentadoria

• Publicado: Terça, 13 de Novembro de 2018, 16h54

CAPA Progep Aposentadoria 2

Servidores da Universidade Federal do Pará participaram, nesta terça-feira, 13, de uma palestra especial sobre aposentadoria, realizada no auditório da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos (SEGE). A organização foi da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Registro e Controle de Aposentadorias e Pensões (CRCAP).

O evento teve como objetivo orientar e auxiliar os servidores da ativa em seu processo de decisão, organização e planejamento da aposentadoria. Na ocasião, foram apresentadas as legislações vigentes e os seus requisitos e critérios de concessão, os documentos necessários para solicitação, como funciona o processo de aposentadoria, além de algumas dicas importantes que podem ajudar o servidor em sua decisão.

Progep Aposentadoria 1Durante o evento, os participantes puderam receber informações sobre o assunto e tirar suas dúvidas. De acordo com a coordenadora da CRCAP, Natália Modesto, a ação atende à demanda de esclarecimentos sobre o tema e a importância das pessoas entenderem as condições que envolvem a decisão de se aposentar ou não. “Tivemos um aumento por volta de 30% na procura pelos serviços da Coordenadoria, a maioria deles para cálculos. Os servidores estão com receio da instabilidade que permeia o assunto e da possibilidade de uma reforma da Previdência”, disse. “É necessário que as pessoas reflitam sobre o tema, a fim de tomarem conscientemente a melhor escolha”, completou.

Para o servidor José Deusimar Gonçalves da Silva, lotado na Diretoria de Avaliação da Proplan, o evento foi de fundamental importância e contribuiu de forma decisiva para que os servidores tenham esclarecimento sobre as regras da aposentadoria. Já para João Crisóstomo da Silva, administrador lotado na Propesp, a palestra foi proveitosa por ter tratado de itens e até mesmo de dicas que são relevantes e beneficiam diretamente quem já está pensando em se aposentar.

Progep AposentadoriaLembrando que, ano que vem, a Progep inicia o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA). O público-alvo são servidores que já dispõem ou estão próximos de completar o tempo de serviço e idade estabelecidos em Lei para a aposentadoria. As atividades estão previstas para 12 de março, com encontros todas as terças, quartas e sextas. Para se inscrever, é necessário enviar e-mail para  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com nome, matrícula e contato. Mais informações sobre o programa, entre em contato pelo número 3201-7846.

Coordenadoria de Registro e Controle de Aposentadorias e Pensões - CRCAP, 1° Andar Prédio Reitoria. Contato: 3201-7752

Texto e foto: Divulgação/Progep