Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Representantes de setores da Universidade se reúnem para discutir Plano de Gestão de Logística Sustentável
Início do conteúdo da página

Representantes de setores da Universidade se reúnem para discutir Plano de Gestão de Logística Sustentável

  • Publicado: Quarta, 14 de Novembro de 2018, 15h14

CAPA FOTO NAYANA BATISTA

As conquistas e os objetivos do Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFPA (PLS), em vigor desde o dia 3 de julho de 2018, foram discutidos em uma reunião ocorrida no dia 12 de novembro. O projeto é uma ferramenta de planejamento e gestão de práticas sustentáveis e racionalização de gastos que visa à implantação de critérios para as ações de impacto socioambiental na Universidade.

FOTO NAYANA BATISTA 7Estiveram presentes à reunião representantes da Prefeitura Multicampi, da Pró-Reitoria de Administração (Proad), da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e da Assessoria de Comunicação (Ascom) da UFPA, que apresentaram dados sobre o avanço do PLS, de acordo com as ações de cada unidade.

Ações - Desde julho, estão sendo implantadas atitudes sustentáveis nos campi, como: vigilância eletrônica nas áreas internas dos prédios, substituição de postos de vigilância armada por postos de porteiro, estudo para implantação do serviço de comunicação via internet (VOIP - voice over IP) nas unidades e análise dos gastos com combustível e manutenção dos veículos.

Quanto ao consumo inteligente dos materiais utilizados na Universidade, as ações têm sido voltadas para os cuidados com o consumo de papel com certificação florestal e sem uso de cloro no processo de branqueamento, substituição de documento impresso por eletrônico, substituição de tôner e cartuchos por outros de maior rendimento, diminuição de copos descartáveis, entre outras mudanças.

FOTO NAYANA BATISTA 5.1Além disso, o PLS também auxilia a qualidade de vida no trabalho dos funcionários. São realizadas ações como o Coral Flor de Lótus, ações de dança em Belém e no interior, Feira de Talentos, ações de Educação Física para servidores e seus familiares pelo Programa Movimente-se e Sarau de Artes, promovido pelo Repoetizar, assim como cursos de capacitação pelo Capacit, direcionados para atitudes sustentáveis na Universidade.

PLS - Situada em uma região de profundos contrastes e de rica biodiversidade, a UFPA tem procurado manter suas políticas e ações em sintonia, tendo o objetivo de melhorar o índice de desenvolvimento humano e social e de trabalhar para uma nova consciência voltada para a conservação do ecossistema.

O PLS será utilizado como uma ferramenta de planejamento e gestão de práticas sustentáveis, racionalização de gastos e de processos na Administração, além de implantar critérios para as ações sustentáveis de impacto socioambiental.

O plano servirá, portanto, para integrar práticas de sustentabilidade já em curso e as novas, a fim de facilitar o enfrentamento do maior desafio, que é a mudança de hábitos e adoção de posturas responsáveis em relação ao meio ambiente e à sociedade, assim como atitudes focadas no uso racional de recursos naturais, de materiais e serviços e proteção ambiental.

Saiba mais sobre o PLS da UFPA aqui.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Nayana Batista

registrado em:
Fim do conteúdo da página