Projeto de pesquisa sobre “Governança Territorial na Amazônia” promove seminário em parceria com a UFF
Com o tema "Possibilidades e desafios em uma agenda democrática", o Projeto de pesquisa Governança Territorial na Amazônia Brasileira e os seus Reflexos sobre as Desigualdades no Desenvolvimento Regional em Escalas Subnacionais, parceria entre programas de pós-graduação da UFPA e da UFF, vai realizar um seminário nos dias 19 e 20 de novembro, no auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). O evento objetiva apresentar e discutir alguns dos principais resultados obtidos durante a pesquisa.
O projeto de pesquisa é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UFPA, sob a coordenação do professor doutor Marcelo Bentes Diniz. Pretende discutir um modelo analítico para se estudar as formas de governança territorial na Amazônia, em um contexto de desigualdades socioeconômias e ambientais no desenvolvimento regional brasileiro.
Nesta edição, tem como produto principal da pesquisa a construção de um Índice de Governança Territorial para região que possa capturar as desigualdades produzidas no desenvolvimento da Amazônia. Segundo o coordenador, é importante contar com a visão de pesquisadores externos que contribuam, de forma crítica, com a discussão, por isso a realização do seminário.
“A Amazônia tem diferentes instâncias de governança, incorporadas em diversos eixos de atuação em instituições formais e informais. É a partir da ação dos interlocutores que interagem nessas instâncias que se produz e reproduz movimentos de desigualdades socioeonômicas e ambientais em que a Amazônia está inserida em nível espacial interno, mas também considerando sua posição relativa nacional”, explica.
Do ponto de vista transdisciplinar, o projeto é importante para se entender quais as possibilidades de uma estratégia de desenvolvimento econômico que reduza as assimetrias regionais no País, principalmente quanto à equidade do desenvolvimento para a Amazônia em relação ao resto do País.
Programação – No dia 19, ocorrem as mesas “A Governança Territorial na Agenda Política (Possibilidades para a Amazônia)”, às 9h30, com os professores Ivaldo Lima (PPGEO/UFF), Jorge Luiz Barbosa (PGEO/UFF) e Armando Lírio de Sousa (PPGE/UFPA); e “Governança Territorial Democrática: descentralização e as transferências governamentais na Amazônia paraense”, às 14h30, com Ari de Sousa Loureiro (FASS/UFPA) e Karla Marques Pamplona (CESUPA).
No dia 20, serão realizadas as mesas “Experiências e Conflitos de Governança Territorial na Amazônia”, às 9h, com os professores Marcelo Bentes Diniz (PPGE/UFPA), José Aroudo Mota (ITV) e Gilberto Rocha (NUMA/UFPA); “A Governança Ambiental (Territorial) da Amazônia”, às 14h, com os professores Márcia Jucá Teixeira Diniz (PPGE/UFPA), Flávio Nascimento (PPGEO/UFF) e Vanessa da Paixão Alves Doutorando (PPGE/UFPA); encerrando com “A Construção de um Índice de Governança Territorial para Amazônia”, 16h30, com os professores Marcelo Bentes Diniz (PPGE/UFPA), André Luiz Ferreira (FAAD/UFPA) e Silva (FAAD/UFPA).
Inscrições - Destina-se a docentes, técnicos-administrativos e discentes da graduação e da pós-graduação com interfaces com diferentes áreas de formação e de conhecimento, como Economia, Geografia, Direito, Ciências Ambientais, entre outros, e a comunidade como um todo.
O seminário e, portanto, as diferentes mesas de discussão estão abertas ao público em geral, não havendo necessidade de inscrição. Observa-se, apenas, que o auditório do ICSA, em que ocorrerão as atividades do seminário, é limitado a 80 lugares.
Serviço:
Seminário Governança Territorial na Amazônia: possibilidades e desafios em uma agenda democrática
Data: 19 e 20 de novembro de 2018
Local: Auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, UFPA
Hora: início às 8h30
Texto: Elizandra Ferreira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação
Redes Sociais