Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Aplicação promove debate no Dia da Consciência Negra

Escola de Aplicação promove debate no Dia da Consciência Negra

• Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 15h07

NEGROS FOTO ALEXANDRE MORAES 1

A Escola de Aplicação da UFPA realiza, nesta terça-feira, 20 de novembro, o dia voltado para maior visibilidade da luta do povo negro. Com o tema “Consciência Negra EAUFPA”, o evento busca promover uma reflexão acerca do Dia da Consciência Negra e sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. A realização ocorre na Escola de Aplicação da UFPA, a partir das 7h30.

O evento faz parte do calendário escolar e tem como foco envolver a comunidade escolar na perspectiva da valoração das raízes culturais afro-brasileiras, dando maior visibilidade à luta do povo negro pela conquista de sua cidadania. Segundo Antônia Brioso, coordenadora do Projeto Cartografia, debater a data comemorativa do Dia da Consciência Negra é importante, pois “destaca a luta do povo negro contra a escravidão e incentiva a resistência a toda forma de exploração, racismo e intolerância religiosa”, afirmou Antônia Brioso.

“O debate e o ensino das relações raciais são esforços na consolidação da democracia, na promoção da cidadania e no esforço à igualdade racial e social. O currículo escolar pode aglomerar os conhecimentos que podem mudar a mentalidade e ensinar o respeito e a tolerância com as diferenças, formando para a cidadania inter/multicultural”, explicou a coordenadora, ao esclarecer como a reflexão sobre a questão racial pode influenciar e ajudar as atitudes das pessoas.

Programação – Direcionada a toda a comunidade escolar, acadêmica e a qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer mais sobre a data comemorativa, a programação contará com apresentações, laboratórios, oficinas, debates e outras atrações. Além disso, o espaço mostrará os resultados de pesquisa dos estudantes e professores na linha intercultural.

Os turnos da manhã e da tarde serão direcionados aos estudantes dos ensinos médio e fundamental. Para o ensino médio, haverá debates em salas temáticas, como “Capoeira: a defesa do negro na Amazônia”. Além disso, haverá apresentação do Coral da Black Music. Para o ensino fundamental, haverá laboratórios afrodescendentes, oficina de Matemática, debates sobre a discriminação racial e a legislação, e apresentação do vídeo “Formas de combate ao racismo”, exposições, atos poéticos, mostras e muito mais.

Consciência Negra EAUFPA
Data: 20 de novembro
Hora: às 7h30 e às 13h30 (manhã e tarde)
Local: Escola de Aplicação da UFPA