Página inicial > Ultimas Notícias > Participantes do Enade 2018 devem responder ao Questionário do Estudante até esta quarta-feira, 21

• Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 15h14

enade2018

Os alunos concluintes inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 devem acessar o Sistema Enade para fazer o cadastro e responder ao Questionário do Estudante até o dia 21 de novembro. A aplicação da prova vai ocorrer no dia 25 de novembro. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFPA disponibilizou um tutorial para os estudantes (acesse aqui).

Composto pela avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante, o exame é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Uma vez que o estudante tenha participado da avaliação e respondido ao questionário, ficará registrado no seu histórico escolar a situação de regularidade no Enade.

Este ano, foram inscritos 1303 alunos concluintes da UFPA, os quais devem participar do exame. Os cursos que serão avaliados são: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social - Jornalismo, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Direito, Psicologia, Serviço Social e Turismo.

Enade 2018 - O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos e suas habilidades, para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados às realidades brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Desde 2017, cada aluno concluinte é responsável por solicitar ao INEP atendimento especializado ou específico, caso necessite. Anteriormente, essas informações eram prestadas somente pela coordenação de curso. Já no Enade 2018, a novidade é a possibilidade de atendimento pelo registro social, que deve ser requerida pelo aluno concluinte.

Mais sobre o Enade - Como parte das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) tem sido aplicado desde 2004. O objetivo principal da avaliação é analisar o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar.

A prova do Enade é composta por 40 questões e divide-se em duas partes: Formação Geral (FG) e Componente Específico (CE). A primeira se refere aos aspectos da formação profissional relativas à atuação ética e corresponde a 25% da nota no Enade, já a segunda avalia o conhecimento específico, estruturada com base em uma matriz que envolve competências, habilidades e objeto de conhecimento, e corresponde a 75% da nota total do exame.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google