Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário de pesquisa debate questões de identidades e lutas na UFPA
Início do conteúdo da página

Seminário de pesquisa debate questões de identidades e lutas na UFPA

  • Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 15h51

GEDAI 2018 3

Afinal, quem somos nós, hoje? Apesar da complexidade da questão, o mundo responde a essa pergunta a cada dia em nossa sociedade. Esse será o enredo do VI Seminário de Avaliação Interna do GEDAI – Grupo de Estudos Mediações, Discursos e Sociedades Amazônicas. Entre os dias 21 e 23 de novembro, o grupo vai realizar apresentações de trabalhos de pesquisa e painéis, com a participação de professores do cenário nacional, para abordar temas do nosso dia a dia que são respostas a essa pergunta, como a presença indígena, questões das cidades, memes, políticas públicas, entre outros.

O objetivo é não apenas apresentar à comunidade acadêmica da UFPA e à comunidade em geral o resultado dos trabalhos desenvolvidos pelo GEDAI, mas também abrir discussão para a questão do diálogo entre o eu e o outro, sobretudo neste momento de intensa incomunicação na sociedade brasileira.

“É comum, na nossa região, a gente pensar na questão da cultura amazônica como se houvesse um consenso do que seria isso. Mas 400 anos depois de fundação de Belém, com mais de dois milhões habitantes na cidade, a área metropolitana continua em franco processo de pluralização histórica e cultural, e a gente percebe essas diferenças no dia a dia, e esse é o enfoque desse seminário de pesquisa”, afirma a professora Ivânia Neves, coordenadora do grupo e docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFPA.

Além disso, os professores convidados Maria do Rosário Gregolin (UNESP – Araraquara/SP), Denise Witizel (UNICENTRO – Guarapuava/PR) e Nilton Milanez (UEFS – Feira de Santana/BA) vão compor painéis sobre usos da história e seus esquecimentos, as questões de subjetividade e as materializações no corpo das pessoas. A programação completa está disponível no blog do GEDAI. O evento é gratuito e aberto a qualquer interessado.

Serviço:
VI Seminário de Avaliação Interna do GEDAI
Data: de 21 a 23 de novembro
Hora: a partir das 10h
Local: auditório do prédio novo do PPGL-UFPA
Evento gratuito.

Texto e arte: Divulgação

           

registrado em:
Fim do conteúdo da página