Página inicial > Ultimas Notícias > Está aberto o período de inscrições para a realização da prova de Proficiência em Leitura de Língua Estrangeira

• Publicado: Segunda, 19 de Novembro de 2018, 15h07

Proficiência2

O período de inscrições para a realização da prova de Proficiência em Leitura de Língua Estrangeira (PLLE) da Universidade Federal do Pará (UFPA) está aberto. As vagas são destinadas aos candidatos aos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará. O PLLE disponibilizou 300 vagas para cada um dos idiomas (inglês e espanhol). As inscrições podem ser realizadas por meio do site da Fadesp.

Segundo Carlos Augusto Nascimento Sarmento-Pantoja, coordenador do Projeto PLLE, a prova é importante para avaliar a habilidade de leitura em língua estrangeira. “O PLLE é um dos exames aceitos para esse fim avaliativo, destinado ao ingresso em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrados e Doutorados)”, afirmou Carlos Augusto.

A prova - O exame é direcionado a todos que desejam obter o certificado de proficiência de leitura em língua estrangeira para se submeter ao processos seletivos de Mestrado e Doutorado. A prova será composta pelas áreas das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Literatura, Multidisciplinar e Interdisciplinar.

A prova, que ocorrerá no Instituto de Letras e Comunicação da UFPA, consiste em um texto em língua inglesa ou em língua espanhola, conforme a escolha do candidato, com perguntas em português, com a finalidade de medir a competência de leitura e compreensão de texto. Será permitida a consulta ao dicionário de língua estrangeira impresso e não será permitido o empréstimo entre os candidatos. O PLLE disponibilizou 300 vagas para cada idioma.

Inscrições - As inscrições para o processo seletivo deverão ser realizadas até o dia 26 de novembro na página da Fadesp. O candidato deverá optar por uma das línguas estrangeiras, inglês ou espanhol, no ato da inscrição.

O pagamento da taxa de inscrição, R$ 60,00, poderá ser feito até o dia 27 de novembro, e a prova escrita será realizada no dia 2 de dezembro, com início às 13 horas, no Instituto de Letras e Comunicação do Campus da UFPA. O documento oficial de identificação com foto deverá ser levado no dia da prova, que só poderá ser realizada com caneta de cor preta.

Prova de Proficiência em Leitura de Língua Estrangeira
Inscrição: até o dia 26 de novembro aqui.
Prova: 2 de dezembro
Taxa: R$ 60,00