Página inicial > Ultimas Notícias > Edição de novembro do “Roteiros Geo-Turísticos” ocorre no bairro Cidade Velha

Edição de novembro do “Roteiros Geo-Turísticos” ocorre no bairro Cidade Velha

• Publicado: Terça, 20 de Novembro de 2018, 15h01

roteiro cidade velha

Conhecer a  cultura de uma cidade e aprender sua história é algo enriquecedor. Por isso  o Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo, da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (GGEOTUR) da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizará, no dia 25 de novembro, às 8h30,  mais uma edição do Roteiros Geo-Turísticos, que percorrerá o bairro Cidade Velha.. A inscrição está aberta, gratuitamente.

Criado com o intuito de oferecer o conhecimento sobre o Centro Histórico de Belém, o projeto busca a valorização do patrimônio como campo de pesquisa e conhecimento científico. Para Maria Goretti, professora da Faculdade de Geografia e coordenadora do projeto, “a importância dos roteiros é implementar ações voltadas às práticas de turismo histórico e resgatar a memória socioespacial da cidade de Belém”.

Percurso - A caminhada turística partirá às 8h30, do Forte do Presépio, e seguirá o seguinte trajeto: Forte do Castelo, Feira do Açaí, Complexo Feliz Luzitania, Rua Siqueira Mendes, Praça e Igreja da Sé, Rua Joaquim Távora, Largo e Igreja de São João, Rua Tomázia Perdigão, Palácio do Governo, Prefeitura, Praça Dom Pedro II, Rua Pe. Champgnat, Museu do Círio e, por fim, Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP).

Recomendações - Todo o trajeto, nos 13 pontos da cidade, requer algumas observações e recomendações importantes feitas pela coordenação do GGEOTUR. O participante deverá ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves, pois o roteiro é a pé pelas ruas, podendo ser realizado mesmo com chuva, portanto recomenda-se levar guarda-chuva e capa de chuva. Lembrando que, durante o passeio, não haverá entrada nos prédios, apenas no final, quando será realizado um breve percurso pelo interior do prédio do IHGP-Instituto Histórico e Geográfico do Pará. O percurso se encerra por volta do meio dia.

Este roteiro é aberto a todos os interessados, mas  será especialmente oferecido aos participantes O “1º Seminário Nacional Alfabetização sem Cartilha: conversa, curiosidade, leitura e escrita-vida” , que ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro de 2018, na UFPA. O seminário é uma ação articulada e coordenada por Elizabeth Orofino (LASEA/UFPA), Carmen Sanches Sampaio, (RedFormad/UNIRIO) e grupo ArteGestoAção (INES), configurando-se como uma ação da RedFormad Brasil. As inscrições para este seminário podem ser realizadas no site.

Projeto Roteiros Geo-Turísticos - Premiado nacionalmente pelo IPHAN em 2016, na categoria de projetos de iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do patrimônio cultural, envolvendo todos os campos da preservação e oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades, o projeto conta com nove roteiros, desde sua primeira edição em 2011, passando por pontos turísticos da cidade e de grande valor histórico para a população paraense, como o Ver-o-Peso, Belle Époque, Campina, Reduto, Batista Campos, Umarizal, Estrada de Nazaré.

Os roteiros também ocorrem fora do centro de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores, como em Cametá, coordenado pelo professor do curso de Geografia da UFPA, José Carlos Cordovil. Outras cidades, como Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras, também já foram contempladas com a experiência do projeto.

Roteiros Geo-Turísticos pelo Bairro da Cidade Velha
Local: saída do Forte do Presépio