Página inicial > Ultimas Notícias > Associação de Estudantes Estrangeiros da UFPA comemora um ano e realiza I Encontro

• Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 15h45

AEE1

Para celebrar um ano de sua criação, bem como o dia da Consciência Negra, a Associação de Estudantes Estrangeiros da UFPA (AEE) irá realizar, nesta sexta-feira, 23 de novembro, o I Encontro Acadêmico-Cultural da AEE.  O encontro, gratuito e aberto ao público em geral, objetiva valorizar e discutir conhecimentos acadêmicos e culturais apresentados por estudantes estrangeiros para o fortalecimento de sua integridade e da população estudantil da Universidade.

A AEE foi criada em 2016, com o apoio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (ProInter), e está composta por mais de 300 estudantes de vários países. Todos eles se encontram atualmente desenvolvendo estudos de graduação, mestrado ou doutorado na UFPA.

A associação tem como finalidade auxiliar os estudantes desde sua chegada até a sua saída da Instituição; recepcionar e acolher os estudantes juntamente com outros segmentos da UFPA; prestar suporte acadêmico e logístico e defender os interesses dos estudantes estrangeiros.

Segundo Israel Hounsou, estudante do curso de Ciência da Computação e presidente da AEE, o Encontro irá promover atividades acadêmicas, onde os estudantes estrangeiros possam apresentar seus trabalhos aos demais e realizar a troca de experiências e atividades culturais, tendo em vista o Dia da consciência Negra.

“Estamos completando um ano na sala da AEE e iremos aproveitar a comemoração para agradecer a disponibilização deste espaço que serve à comunidade acadêmica. O evento vai nos ajudar a nos conhecer um pouco, conhecer os trabalhos uns dos outros, além disso, vamos usar esse canal para conscientizar a população, já que serão debatidos vários temas nas áreas da saúde, ciência e literatura”, explica.

Programação – Na manhã do dia 23 de novembro, a partir das 8h, ocorrem as palestras: “Experiências migratórias dos estudantes internacionais na UFPA”, às 9h; “Estratégias para aprender uma língua estrangeira”, às 9h30; Clareamento dental: mitos e realidades”, às 10h; Caraterização clínica e molecular de pacientes com síndrome de Rett e encefalopatia epilética”, às 10h30; Flebotomíneo: O mosquito palha”, às 11h; e “As leishmanioses: doença evolucionada”, às 11h30.

Durante a tarde, serão realizadas as palestras “Hanseniase: expressão de mi RNA’s em casos e contatos intradomiciliares”, às 13h; “Que aranhas são essas? Parece formiga!”, às 13h30; “Desenvolvimento de calos em três espécies de plantas amazônicas”, às 14h; “Análise espacial das agressões por animais transmissores de raiva aos humanos na Colômbia (2007-2016)”, às 14h30; “Vozes da resistência: os povos indígenas dos Vaupés Colombianos”, às 15h; “Amazônia: origem, características, biodiversidade e identidade cultural”, às 15h30; e a Cerimônia de encerramento com danças e músicas ao vivo, das 16h às 18h.

Alunos estrangeiros na UFPA - Nos últimos seis anos (2013 a 2017), a UFPA recebeu pelo menos 479 alunos estrangeiros que vieram realizar intercâmbios na Instituição. Atualmente, a Universidade possui 300 alunos de graduação e pós-graduação que são estrangeiros. Os números, porém, oscilam a cada ano e a realização de intercâmbios enfrenta barreiras. A maior delas a recente extinção do Programa Ciência Sem Fronteias.

Entre os programas registrados, a UFPA participa na graduação: BRAMEX, BRACOL, PEC-G, Paulo Freire, e Santander. Na Pós-graduação, a UFPA recebe alunos de mestrado e doutorado pelo PAEC e pelo PEC-PG, e envia alunos para o exterior pelo PDSE (Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior), com bolsas da Capes e do CNPq. Juntos, esses programas disponibilizam dezenas de oportunidades de mobilidade internacional.

Para saber mais sobre os programas de intercâmbio cultural acesse.

I Encontro Acadêmico-Cultural Associação de Estudantes Estrangeiros
Data: 23 de novembro 2018
Local: Sala da Associação de estudantes estrangeiros. Bloco D, sala D4
Hora: 8h às 18h
Gratuito e com lista de frequência para carga horária.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA