Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Geografia e Cartografia faz homenagem a Aziz Ab’Saber

Faculdade de Geografia e Cartografia faz homenagem a Aziz Ab’Saber

• Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2018, 15h27

Aziz

O geógrafo e professor Aziz Ab’Saber receberá homenagem da Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA (FGC), nesta quinta-feira, dia 22, no auditório do Instituto de Letras e Comunicação. A iniciativa vai apresentar a importância da obra deste cientista para os estudos na área da Geografia Física, em especial na Geomorfologia, onde tem uma vasta produção científica.

Aziz Ab'Saber é, ainda, uma referência nacional e internacional  em outros  temas relacionados com o meio ambiente em que contribuiu de forma decisiva com os debates sobre a diversidade ambiental, ajudando a criar no país a consciência da importância da preservação dos nossos recursos naturais. Era considerado um dos grandes defensores da região amazônica. De suas 350 obras, aproximadamente 50 trabalhos versam sobre a Amazônia, entre eles o livro Amazônia: do discurso a práxis.

“O professor Aziz Ab’ Saber dedicou sua vida à pesquisa e ao conhecimento dos biomas brasileiros, o que o fez ter um profundo conhecimento dos ecossistemas e suas fragilidades. Como docente, transformou essa rica experiência de décadas de trabalho de campo em aulas memoráveis, onde transmitia aos alunos um conhecimento extremamente complexo, de forma poética e prática. Nenhum profissional ou estudante de Geografia pode prescindir do conhecimento de sua obra”, comenta o professor José Edilson Rodrigues, docente da FGC, que conviveu com o professor Aziz na Universidade de São Paulo.

A sessão de homenagem se inicia às 8h, com a palestra Aziz Ab’ Saber e a Amazônia, proferida pela professora aposentada da FGC, Ana Maria Furtado, que foi orientanda de Aziz nos estudos de mestrado. Em seguida ocorrerão duas mesas-redondas conduzidas por professores da FGC. As temáticas abordarão estudos e publicações do professor homenageado.

O evento é dirigido à comunidade acadêmica de Geografia e aos interessados de áreas afins. Será concedida certificação de 5h. Inscrições no local do evento até às 7h45. A programação completa está disponível no site do IFCH.

Sobre o homenageado – Aziz Ab’ Saber faleceu aos 87 anos em 12 de março de 2012. Professor Emérito da Universidade de São Paulo, recebeu diversas honrarias pelo legado de sua obra. Foi presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Além de seus trabalhos no campo de geomorfologia também contribuiu com trabalhos sobre Arqueologia, Paleogeografia, Geologia e Estudos Urbanos. Visitou a Amazônia nos anos 50, 60, 70 e 90 a convite do Museu Emilio Goeldi.

O professor esteve na UFPA em  1974 para o III Congresso Brasileiro de Geógrafos, e em 2002 para o Simpósio de Geografia Física. Em 1990 foi convidado pelo IDESP, como consultor do Zoneamento Ecológico e Econômico da Amazônia. Em 2002, veio pelo Museu Goeldi para a ECOLAB e para a Feira do Livro. Retornou a Belém pela última vez em 2010, quando participou do encerramento do Congresso de Geologia no Hangar.

Texto: Assessoria IFCH
Foto: Reprodução/Google