Página inicial > Ultimas Notícias > O Ajuri Acadêmico está com inscrições abertas para mais uma edição

O Ajuri Acadêmico está com inscrições abertas para mais uma edição

• Publicado: Quinta, 22 de Novembro de 2018, 15h00

Ajuri Acadêmico

O Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA Ajuri) realizará mais uma edição do Ajuri Acadêmico, no dia 27 de novembro, no auditório do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiar (INEAF) da UFPA. O intuito é realizar debates temáticos para a aproximação da comunidade acadêmica, técnica e da comunidade de agricultores. Nesta edição, o evento trará a temática “Os Sistemas Agroflorestais no México: um enfoque interdisciplinar”. As inscrições seguem abertas e são gratuitas.

As atividades do evento se iniciam às 9h, com o professor Dídac Santos Fita, que irá ministrar uma palestra sobre “Os sistemas agroflorestais no México: um enfoque interdisciplinar”, e em seguida o público poderá participar, compartilhando experiências pessoais ou com perguntas ao palestrante.

“A interdisciplinaridade é fundamental no debate agroecológico. No caso de ações para além das universidades, debates com este caráter possibilitam maior compreensão da diversidade da agricultura familiar, principalmente ao se tratar da região amazônica, em função da heterogeneidade do meio biofísico e sociocultural”, explicou Alciene Felizardo, bolsista do NEA Ajuri e colaboradora do evento.

Inscrições - As atividades são abertas para todo o públicos que esteja interessado nos assuntos agroecológicos: estudante (Ensino Médio, graduação e pós-graduação), técnico, professor e pesquisador. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no blog do NEA Ajuri. Os participantes ganharão certificados de 3 horas.

Núcleo de Estudos Agroecológicos (NEA Ajuri) - É um núcleo interdisciplinar que desenvolve ações integradas de Pesquisa, Extensão e Educação/Formação em torno de experiências socioprodutivas da agricultura familiar na região amazônica, tomando como áreas de referência as porções nordeste e sudeste do estado do Pará.

O núcleo, coordenado pelo professor William Santos de Assis, mantém como público-alvo famílias de agricultores familiares que desenvolvem práticas agroecológicas e de produção orgânica no nordeste e sudeste do Pará. Soma-se aos envolvidos com o NEA, estudantes (ensino médio, graduação e pós-graduação), técnicos, professores e pesquisadores. O desafio é aproximar as ações de pesquisa, formação e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), numa perspectiva agroecológica, por meio de uma dinâmica coletiva e interdisciplinar.

Ajuri Acadêmico
Data: 27 de novembro de 2018.
Hora: 9h ás 12h.
Local: Auditório do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiar, na UFPA.
Inscrições no site do evento

Texto: César Filho - Assessoria de Comunicação da UFPA