Página inicial > Ultimas Notícias > Belém recebe mais uma edição do Toró, Festival Audiovisual Universitário de Belém

• Publicado: Sexta, 23 de Novembro de 2018, 15h42

Toró

Começa na próxima terça-feira, 27 de novembro, às 18h30, o 4º Toró - Festival Audiovisual Universitário de Belém. O evento é uma realização do Núcleo de Produção Audiovisual (NUPA), projeto de extensão do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará, em parceria com o Sesc Boulevard. Até 1º de dezembro serão exibidos 65 filmes de curta-metragem na mostra competitiva, nas categorias de ficção, documentário e experimental, selecionados entre mais de 150 inscritos de todo o Brasil, expressando a pluralidade do que está sendo produzido pelos realizadores-estudantes do país.

A mostra competitiva conta com filmes das cinco regiões, de 15 estados diferentes e 33 instituições de ensino. A maioria vem da região Sudeste, seguida por Nordeste, Sul, Norte e Centro-Oeste. Revela-se, assim, um cenário ainda desigual, concentrado em universidades do Sudeste, do Nordeste e também do Sul, mas que, aos poucos, se descentraliza. O 4o Toró é um esforço de descentralização e de valorização da difusão na região Norte.

Fora de competição, uma mostra de curtas produzidos por estudantes da UFPA será exibida no último dia do festival (dia 1º). Desse modo, o festival também oferta ao público de Belém a oportunidade de conhecer o que é produzido localmente. O Toró como atividade de extensão, busca promover o encontro entre sociedade e universidade.

Programação - Além das mostras de curtas, a quarta edição do Toró traz outras atividades. A programação começa com uma palestra no dia 23, sexta-feira, que antecede o festival, ministrada pelo professor John Fletcher.  O tema é: Cinema Contracultural e as relações entre de Jean-Luc Godard, Chris Marker, Glauber Rocha e Caetano Veloso. A palestra será na sala de projeção da faculdade de Artes Visuais da UFPA (FAV/UFPA), às 14h30.

Durante os cinco dias de festival, será ministrada, pelo cineasta e diretor de fotografia Cezar Moraes, uma oficina de fotografia para projetos audiovisuais, no Sesc Boulevard, pelo turno da manhã. A noite da abertura do 4o Toró contará com o show musical da banda As Sereias, que compôs a música-tema desta edição do festival.

Por fim, no último dia da programação, antes da cerimônia de premiação, ocorrerá uma mesa de debate que abordará a atuação da mulher negra no mercado audiovisual e a sua representatividade nas telas, com a participação das professoras Zélia Amador, Luzia Gomes Ferreira e da realizadora Joyce Cursino.

Sobre o festival - o Toró chega a sua 4ª edição, consolidando-se como importante espaço de difusão e discussão sobre o cinema e audiovisual no Pará. O festival tem como objetivo difundir a produção feita por universitários e alunos de cursos técnicos de audiovisual de todo o país, que serão futuros profissionais do setor, e ainda estão em busca de seu estilo e caminho no audiovisual.

O evento é também um meio de compartilhar olhares, ideias e experiências fílmicas que possam contribuir para a formação de quem se interessa pela arte cinematográfica, em particular, e pelo audiovisual de modo geral.

4º TORÓ
Data: 27/11 a 01/12
Abertura: terça, 28/11, 18h30
Local: Sesc Boulevard - Boulevard Castilhos França, 522 – Campina
Entrada franca.
Informações e programação no site do evento.

Texto: Divulgação