Página inicial > Ultimas Notícias > Experiências educativas em artes visuais na Amazônia são debatidos em evento na UFPA

• Publicado: Sexta, 23 de Novembro de 2018, 15h04

Logo Evento Profartes

Com o tema “História da arte e o ensino/aprendizagem das artes visuais: uma questão de colonialismo?”, no dia 27 de novembro, o Grupo de Pesquisa Arte, Memórias e Acervos na Amazônia, com apoio da Escola de Aplicação da UFPA e do Plano Nacional de Formação de Professores da UFPA, irá realizar mais um ciclo de mesas-redondas centradas nas Experiências Educativas em Artes Visuais na Amazônia Paraense. As temáticas do ciclo visam discutir questões pertinentes aos campos da Arte, Educação e das Artes Visuais, no âmbito de suas relações colonialistas e de gênero no território amazônico.

As mesas-redondas, destinadas aos responsáveis pela Educação Básica, discentes dos cursos de licenciatura e bacharelado em Artes, serão realizadas no Instituto de Ciências da Arte (ICA), no auditório do PPGARTE. Para Rosângela Marques de Britto, organizadora do evento e professora do ICA, realizar o ciclo de mesas-redondas é importante, pois aproxima o público das diferentes perspectivas no âmbito da História da Arte. “O Ciclo de Debates é composto por mesas temáticas que possibilitam adentrar no campo teórico-conceitual do tema do evento”, explica Rosângela Britto.

A coordenadora do evento, Ana Del Tabor, explica que debater o tema propicia reflexões que possam problematizar a História da Arte. “Como espaço privilegiado de construção de conhecimentos, a escola tem o compromisso de possibilitar, por meio do Ensino da Arte, conteúdos que contemplem as produções artísticas/culturais local/nacional e internacional”, ressalta.

Ana Del Tabor explica ainda que a História da Arte pode agregar o ensino e o aprendizado das Artes Visuais. “O Ensino da Arte na Educação Básica permite desenvolver o senso crítico, analisar, opinar, escolher e vivenciar as manifestações culturais. Além disso, o  aprendizado fortalece as ações curriculares das escolas e possibilita um aprender  comprometido com a formação dos estudantes”, afirma Ana Tabor.

Como uma forma de ampliar os preparativos para o Congresso de Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina, a organização do evento realizará mais duas mesas até o encontro principal, que ocorre entre 23 e 25 de abril de 2019, no estado de São Paulo. Um debate abordará o tema “Abordagens étnico-raciais e Gênero: da invisibilidade à visibilidade no campo da Arte”, e a última e quarta mesa debaterá o tema “Polivalência ou Interdisciplinaridade no ensino/aprendizagem das Artes Visuais?”. Aos participantes será oferecido certificado por cada evento.

PPGARTES - O Grupo de Pesquisa Arte, Memórias e Acervos na Amazônia faz parte da terceira linha de pesquisa do PPGARTES, referente à temática História, Crítica e Educação em Artes, que abrange os estudos teórico-aplicados sobre modalidades de expressão, métodos e práticas artísticas na história, na crítica e na educação, considerando seus respectivos aspectos disciplinares, inter e transdisciplinares. A Linha de Pesquisa é dedicada à pesquisa teórica aplicada sobre artes em relações com as disciplinas que são consideradas campo da arte, em comum com outros campos do conhecimento.

Ciclo de mesas-redondas centradas nas Experiências Educativas em Artes Visuais na Amazônia Paraense
Data: 27 de novembro
Horário: às 09h30
Local: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Artes / Instituto de Ciências da Arte (ICA)