Página inicial > Ultimas Notícias > Campus de Abaetetuba promove I Encontro Cultural Latino-americano José Martí

Campus de Abaetetuba promove I Encontro Cultural Latino-americano José Martí

• Publicado: Domingo, 25 de Novembro de 2018, 09h15

Campus Abaetetuba 1

Nos dias 3 e 4 de dezembro de 2018, o Grupo de Arte e Cultura José Martí, do curso de Língua Espanhola do Campus da UFPA de Abaetetuba, irá realizar I Encontro Cultural Latino-americano José Martí (ECLA-JM). O evento, que ocorrerá no Auditório Cabanagem, faz parte da proposta do projeto cultural “¡Hispanoamericanicémonos!”, cuja finalidade é fortalecer o ensino-aprendizagem do idioma espanhol, e difundir, por meio da arte e cultura, as principais manifestações do mundo da língua espanhola. As inscrições para ouvintes são gratuitas e seguem abertas até o dia do evento.

O I Encontro Cultural Latino-americano busca aproximar os estudantes de Letras/Língua Espanhola e os aspectos imprescindíveis que correspondem à multiplicidade cultural dessa língua, por meio de reflexões, temas e debates, os quais possibilitam a aplicação das diversas teorias linguístico-literárias estudadas. “O objetivo é proporcionar uma reflexão sobre os trabalhos realizados pelos estudantes. Uma reflexão sobre o processo de formação de cada um e da forma que vivem em Abaetetuba, a partir de suas disciplinas, na realidade latino-americana atual”, explica o professor Marco Chandía Araya, organizador do evento.

O encontro tem como público-alvo os alunos do curso de Letras/Língua Espanhola do Campus de Abaetetuba, porém está aberto a toda a comunidade local, para que esta tenha a possibilidade de conhecer mais sobre a cultura latino-americana, por meio das apresentações realizadas durante a programação.

A organização espera ainda contar com a presença de ex-alunos do Campus, visando incentivar esses profissionais a terem uma participação maior nas discussões políticas, culturais e científicas que dizem respeito a essa língua (Língua Espanhola) e a sua relação com o contexto atual.“Seguimos com o compromisso de fazer, da nossa realidade paraense, um espaço cultural integrado ao universo regional latino-americano, fazendo com que, desta forma, possamos ter um ambiente mais ativo e crítico. Espero que este processo seja repercurtido não somente pelos estudantes, mas também por toda a comunidade”, ressalta Marco Chandía Araya.

I Encontro Cultural Latinoamericano José Martí (ECLA-JM)
Data: 3 e 4 de dezembro de 2018
Local: Auditório Cabanagem – Campus UFPA Abaetetuba
Acesse a programação completa aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo / Ascom