Página inicial > Ultimas Notícias > PET Geografia promove encontro com o tema “Olhares Geográficos, Desafios e Perspectivas”

• Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 15h32

Encontro PET Geografia

“Olhares Geográficos, Desafios e Perspectivas” é o tema do I Encontro do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Geografia  (Pet/Geografia), que se inicia nesta terça-feira, dia  27, no auditório do ILC.  O evento, que se estende até o dia 29, reune docentes, alunos e ex-alunos, vinculados ao programa para um debate sobre a importância do PET na cultura acadêmica.

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado pelo Ministério da Educação em 1979, como forma de incentivo aos estudantes na participação da pesquisa acadêmica e no aprofundamento nas suas áreas de atuação. O Grupo PET do Curso de Geografia da UFPA surgiu em março de 1992.

“Dentro da esfera do Ensino Superior, o Programa de Educação Tutorial proporciona aos graduandos e tutores possibilidades de construir um ambiente acadêmico, científico e institucional capaz de religar saberes e fazeres, bem como as dimensões do ensino, pesquisa e extensão”, explica o professor João Nahum, atual tutor do PET Geografia.

Apesar da sua importância, os cortes sucessivos nos recursos das universidades e das agências de fomento colocam no horizonte dias difíceis para o Programa. “É imprescindível defender a permanência do PET como um programa estimulador  da cultura acadêmica de pesquisa na graduação e na pós-graduação”, ressalta João Nahum.

Programação -  A mesa “O PET Geografia: memória e legado” vai abrir a programação às 10h, abordando a trajetória do PET Geografia e  ressaltando suas contribuições para a qualificação do curso,  a partir de relatos de ex-tutores e ex-petianos. Em seguida, sendo o PET um programa de educação tutorial que trabalha com o ensino, a pesquisa e a extensão, um debate sobre as estratégias para promover essa inserção, ocorrerá a mesa "A Universidade e o desafiador diálogo entre ensino, pesquisa e extensão", que tem como convidados professores que são coordenadores de pós-graduação e tutores de outros PETs da UFPA.

Nos dias seguintes, temas como as Perspectivas dos Cursos de Geografia no Pará;  Ensino de Geografia e outros mais específicos da área, também serão tratados. “Promoveremos a partir da fala de representantes dos cursos de Geografia das Instituições de Ensino Superior do Pará, uma visão panorâmica dos cursos de Geografia do estado, ressaltando suas semelhanças e diferenças. Ainda  teremos três mesas que tratam das perspectivas da Geografia Humana, da Geografia Física e do Ensino de Geografia, que  objetivam proporcionar um debate sobre as várias perspectivas teóricas e metodológicas nessas subáreas do conhecimento”,  complementa o coordenador do PET.

I Encontro do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Geografia
Data: de 27 a 29 de novembro de 2018