Edição 2018 do Campus Flutuante do IFNOPAP ocorre de 5 a 7 de Dezembro
Está chegando o dia do Campus Flutuante do Projeto Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense (IFNOPAP) percorrer comunidades de Belém e Mosqueiro. A edição 2018 do evento ocorre de 5 a 7 de dezembro de 2018. O IFNOPAP é um dos projetos de extensão mais antigos da UFPA, existe desde 1993, e tem o objetivo de registrar narrativas orais da Amazônia paraense.
A coordenadora do IFNOPAP, professora Socorro Simões, conta que o projeto surgiu da necessidade de registrar os mitos que fazem parte do imaginário das populações amazônicas. “A Amazônia é tão rica em imaginário e, até então, não havia um registro desse imaginário, por isso resolvi criar o projeto. Começamos em Belém e depois fomos para o interior. Nós já recolhemos mais de 5.300 narrativas”, afirma a professora.
O projeto, em grande parte de suas edições, utiliza-se de navio para transporte dos participantes. Daí a ideia da criação do barco, chamado Campus Flutuante, que já passou por diversos municípios, entre os quais Santarém, Monte Alegre, Almeirim, Soure, Salvaterra, Cametá, Abaetetuba, Óbidos, Alenquer, entre outros.
Socorro Simões conta que o projeto funcionou em terra somente até 1998, mas, a partir daí, ela decidiu aperfeiçoar a ação do projeto. “Ficando só em terra, eu me dei conta de que eu não conhecia exatamente informações que vinham em algumas narrativas. Então, decidi que precisava ir aos lugares de onde vinham essas narrativas para entender melhor o que elas queriam dizer e, assim, nasceu a ideia do Campus Flutuante”, explica.
Edição 2018 - O evento é realizado anualmente e, em 2018, vai passar por Belém e Mosqueiro. Esta edição comemorativa de 25 anos ocorrerá com um encontro das Instituições de Ensino Superior da Pan-Amazônia, o qual vai discutir extensão universitária. Quem desejar participar do evento como ouvinte poderá se inscrever gratuitamente no dia do evento.
Serviço:
IFNOPAP 2018
Data: de 5 a 7 de dezembro de 2018
Locais: Belém e Mosqueiro
Ficha de Inscrição para Ouvintes
Programação de Belém
Programação de Mosqueiro
Texto: João Pedro Bittencourt - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação
Redes Sociais