Página inicial > Ultimas Notícias > Laboratório de Justiça Global lança obra sobre conflitos jurídico-políticos na Amazônia

• Publicado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 15h01

Lançamento LivroConflitos Jurídicos

Com o intuito de debater e refletir sobre os desafios jurídicos e políticos para a proteção de Direitos Humanos na Amazônia, o Laboratório de Justiça Global e Educação em Direitos Humanos na Amazônia  (LAJUSA), realizará o lançamento do livro Conflitos Jurídico-Políticos na Amazônia e Processos de Enfrentamento. A obra é resultante do projeto de pesquisa coordenado pela professora do ICJ, Paula Arruda.

O evento ocorrerá nesta sexta-feira, 30 de novembro, na Casa da Cuieira (Soure/Marajó) e no dia 07 de dezembro no Instituto Universidade Popular (Unipop), em parceria com a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH). O lançamento contará com uma roda de diálogo entre autores e público.

Segundo Paula Arruda, professora do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), o tema do evento sobre os conflitos jurídicos e processos de enfrentamento serve de influência para as pesquisas e estudos sobre o assunto abordado no livro. “Os artigos são fruto de pesquisa conjunta ente a UFPA e a Universidade de Duisburg-Essen (a Alemanha) com vistas a apresentar diagnósticos e alternativas para amparo aos povos indígenas, comunidades tradicionais e populações atingidas por projetos no estado do Pará”, afirma Paula Arruda.

Para a professora, a importância de promover os encontros e debater o assunto representa essencial relevância para resguardar Direitos Humanos. “O tema em questão busca enfrentar a criminalização dos movimentos sociais, que vem sendo reforçada com a proposição de nova lei de antiterrorismo, cujo conteúdo principal é ceifar manifestações sociais”, afirma Paula Arruda.

LAJUSA - O Laboratório de Justiça Global e Educação em Direitos Humanos na Amazônia é resultado do Programa de Extensão “Educação em Direitos Humanos e Assessoria Jurídica aos Defensores de Direitos Humanos do Estado do Pará”, instalado no Programa de Pós-graduação em Direito-PPGD da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará, que amplia suas ações em perspectiva transdisciplinar para a proteção multinível de direitos e a formação continuada para a educação em Direitos Humanos.

Lançamento do livro Conflitos Jurídico-Políticos na Amazônia e Processos de Enfrentamento
Data: 30 de novembro (Casa da Cuieira, endereço: Sexta Rua com Travessa Oitava) e no dia 07 de dezembro na Unipop (endereço: Av. Sen. Lemos, 557 – Umarizal)
Hora: às 16h
Local: Casa da Cuieira (Soure/Marajó) e Unipop (Belém)