Página inicial > Ultimas Notícias > Direção do ITEC se reúne para fomentar cultura organizacional baseada na transparência, gestão participativa e colaborativa

• Publicado: Terça, 27 de Novembro de 2018, 14h30

Fórum ITEC

Com o objetivo de promover o fomento de uma cultura organizacional baseada na transparência, gestão participativa e colaborativa, a direção do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC/UFPA) criou o Fórum de Gestão. No segundo encontro realizado no dia 23 de novembro, na sala de reunião do ITEC, a equipe gerencial da Unidade Acadêmica recebeu as orientações para a produção dos relatórios semestrais, que servirão para o planejamento das necessidades do Instituto.

De acordo com o diretor geral do ITEC, professor Newton Soeiro, a expectativa é de que o Fórum torne a equipe gerencial mais integrada e participativa nas tomadas de decisão do Instituto. “Precisamos, por exemplo, verificar a necessidade de implantação de novas subunidades, de graduação e de pós-graduação, melhorar as notas dos cursos, enfim, quais são as reais necessidades do Instituto, e para isso a equipe precisa compartilhar informações. Nesse sentido é que surge o Fórum.”

O Fortec se divide em dois momentos: um que consiste em reuniões internas mensais e outro de encontros semestrais de avaliação geral com a reunião de gestores administrativos vinculados à Direção do ITEC, como Biblioteca Setorial do ITEC, Coordenadoria de Planejamento, Gestão e Avalição (CPGA), Secretaria Executiva, Protocolo, Divisão de Gestão de Pessoas, Divisão de Infraestrutura, Almoxarifado, Seção de Patrimônio, Divisão de Informação e Avaliação, Divisão de Ensino e Divisão de Pesquisa.

De acordo com Newton Soeiro, é de grande relevância que a equipe gerencial, vinculada à Direção do Instituto, discuta, de maneira colegiada, as dificuldades administrativas relacionadas com a rotina laboral do instituto, bem como proponha, com corresponsabilidade, os encaminhamentos necessários para a correção e prevenção de disfunções organizacionais.

Para o diretor do ITEC, é muito importante estimular a criatividade de sua equipe, incentivando o compartilhamento de ideias que tragam valor para o trabalho e para o Instituto. Por meio do Fortec, espera-se a proposição de novas soluções gerenciais para os problemas administrativos já existentes, com impacto direto nos resultados do Instituto, quantitativos e qualitativos, que auxiliem no upgrade do ambiente e da rotina de trabalho.

“Nosso objetivo é fazer uma integração com todos os setores do Instituto para que possamos desenvolver as ações que são pertinentes à ampliação, ao desenvolvimento e às melhorias de um modo sistêmico, gerencial e planejado”, concluiu.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA