Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições no Processo Seletivo Especial 1 para indígenas e quilombolas se encerra nesta quinta-feira, 29

• Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 15h10

Banner Portal PSE 2019.1

O Processo Seletivo Especial 1 (PSE 2019-1), que disponibiliza 616 vagas para estudantes indígenas e quilombolas na Universidade Federal do Pará (UFPA), inscreve somente até esta quinta-feira, 29 de novembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site do Centro de Processos Seletivos (CEPS). Para 2019, estudantes quilombolas e indígenas terão mais chances de serem classificados no concurso.

A seleção especial para ingresso de indígenas e quilombolas na UFPA, em 2019, conta com duas importantes novidades. A primeira é a disponibilização de quatro vagas, duas para indígenas e duas para quilombolas, no recém-criado curso de Graduação em “Conservação e Restauro”. A segunda alteração é a possibilidade de preencher as vagas extras especiais pelos candidatos inscritos no processo, mas por uma categoria diferente de populações tradicionais.

“Agora as vagas ofertadas para quilombolas que não são preenchidas, mesmo após a aplicação da segunda opção de curso, podem ser ocupadas por candidatos indígenas e vice-versa”, explica Edmar Costa, presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps) e pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg).

Mais indígenas e quilombolas na UFPA - Essa alteração busca ampliar as possibilidades de classificação de indígenas e quilombolas na UFPA, as quais já vêm aumentando nos últimos anos. Em 2016, foram classificados 25 indígenas e 219 quilombolas no PSE. No ano seguinte, foram classificados 38 indígenas e 287 quilombolas; e no PSE para 2018, foram 69 indígenas e 324 quilombolas classificados.

Seleção – O PSE é composto de duas etapas. A prova de redação em língua portuguesa será realizada em 13 de janeiro, e as entrevistas individuais, de 12 a 15 de fevereiro. Este ano, indígenas poderão participar do concurso nas cidades de Altamira, Belém, Castanhal e Tucuruí, enquanto os quilombolas podem participar do PSE nas cidades de Abaetetuba, Altamira, Belém, Cametá, Castanhal e Soure. No máximo até o dia 9 de janeiro, os candidatos terão acesso ao seu cartão de inscrição.

Inscrições para o Processo Seletivo Especial -1 (PSE) para Indígenas e Quilombolas da UFPA
Período: de 2 a 29 de novembro pelo site do Centro de Processos Seletivos (CEPS)
Inscrições gratuitas
Cartão de inscrição disponível até 9 de janeiro
1ª fase: 13 de janeiro
2ª fase: Entre os dias 12 e 15 de janeiro.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: MKT/Ascom