Página inicial > Ultimas Notícias > Pró-Reitores de Extensão de Universidades da Região Norte se reúnem em Fórum

Pró-Reitores de Extensão de Universidades da Região Norte se reúnem em Fórum

• Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 15h59

BANNER SITE I FORPROEX 1

Será realizado pela primeira vez na região Norte, nos dias 3 e 4 de dezembro, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior (Forproex). O I Forproex Norte ocorrerá no auditório do Instituto de Tecnologia (ITEC) da UFPA e estará voltado para a articulação e definição de políticas acadêmicas de extensão, comprometidas com a transformação social para o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia.

A principal finalidade do evento é conseguir aprimorar a relação que já existe entre as universidades da região Norte no que diz respeito às suas Pró-reitorias de Extensão, bem como criar uma agenda regional de extensão formada por decisões institucionais acadêmicas conjuntas.

Diretrizes da extensão universitária - Após quase 30 anos da chamada “indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão”, o Conselho Nacional de Educação aprovou, em outubro deste ano, uma resolução que propõe as diretrizes de extensão universitária para instituições brasileiras.

“Durante esses anos, não havia um encaminhamento geral, as compreensões que tínhamos dependiam dos pró-reitores de extensão, mas agora teremos um direcionamento no que diz respeito a domínios obrigatórios da formação dos nossos alunos de graduação, o protagonismo estudantil”, explica o professor Nelson de Souza Jr, pró-reitor de Extensão da UFPA.

Uma vez que tenham sido realizadas essas mudanças, o Fórum irá reunir representantes de diversas universidades da região para discutir a temática de forma mais consistente. A extensão agora ingressa ao lado do ensino e da pesquisa como sendo um dos elementos determinantes para a formação no Ensino Superior.

“Além das relações interdisciplinares entre os cursos, precisamos de experiências entre as próprias instituições acadêmicas e outras instituições que compõem as sociedades amazônicas. Esse é o primeiro momento que debateremos como queremos ser conjuntamente e como queremos estabelecer e firmar diálogo com os outros atores institucionais e sociais da região amazônica”, completa Nelson de Souza Jr.

Programação – No dia 3 ocorre a Conferência “Universidade e Relações Sociais no século XXI”, com o professor Daniel Pansarelli; e as palestras “Extensão como Atividade Acadêmica: parâmetros e indicadores”, com os professores Eduardo do Valle Lima (UFRA), Marcelle Pereira (UNIR) e Ricardo Bessa (UFAM); e “O Fomento da Extensão Universitária”, com os professores João Batista (UFAP) e Ana Lívia de S. Coimbra (presidente do Fórum Nacional); seguidas de debate.

No dia 4 serão realizadas as palestras “Universidade em diálogo com sociedade”, com os professores Maria S. Milhomem (UFTO), Edlamar Menezes da Costa (UFRR) e Fabrício Alho (IFPA); e “Articulação Pan-Amazônica da Extensão Universitária”, com os professores Isaac Silva (UFAC), Nelson José de Souza Júnior (UFPA) e Marcelle Pereira (UNIR).

Fórum de Pró-Reitores de Extensão Regional - Norte
Data: 3 e 4 de dezembro de 2018
Local: ITEC - Instituto de Tecnologia da UFPA (Auditório setorial profissional)
Hora: das 9h às 18h