Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Universitário Barros Barreto realiza programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à AIDS

• Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 15h13

capa aids

Nesta sexta-feira, 30 de novembro, o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), vinculado ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realiza uma programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado em 1º de Dezembro. Com o objetivo de alertar a sociedade sobre a doença, o evento contará com palestras, atividades lúdicas e ações de prevenção.

A iniciativa é do Serviço de Atendimento Especializado em HIV/AIDS (SAE) do Barros Barreto, com o apoio da Unidade de Saúde e Segurança do Trabalhador (USST) e do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HUJBB. "A campanha será direcionada a pacientes, funcionários e alunos, com destaque na prevenção, adesão ao tratamento para quem já foi infectado pela doença, além de chamar a atenção do nosso servidor para o fluxo de acidentes com material biológico e posterior acompanhamento", afirma Simone Dornellas, assistente social do SAE.

Atividades – Serão entregues folders educativos, preservativos e laços vermelhos, símbolos da prevenção, além de uma ação nas recepções, nos ambulatório e nas clinicas do hospital, organizada pela equipe da residência multiprofissional. No auditório do Centro de Estudos do HUJBB ocorrerá uma troca de experiências entre pacientes (SAE e internados que estejam em condições clínicas de participar) e funcionários, sendo organizadas pela equipe multiprofissional e palestrantes convidados.

Os "Enfermágicos" farão uma ação lúdica de prevenção e controle de HIV/AIDS, tanto nas enfermarias quanto no auditório e, na recepção do hospital, haverá uma exibição de vídeos depoimentos de pacientes soropositivos.

Também no auditório do Centro de Estudos, a partir das 9h, ocorre a palestra "Carta de Direito dos Usuários do Sistema Único de Saúde", facilitada pelo GT de humanização do HUJBB, e a mesa-redonda "Os desafios da Assistência à Saúde da População LGBT", composta pelo psicólogo convidado George Pontes e por representantes dos usuários.

Referência – No Pará, o Barros Barreto é referência no tratamento do HIV, e desde 2007, foram cadastrados 485 pacientes no Serviço de Atendimento Especializado (SAE/HUJBB). "Em 37 anos de epidemia do HIV, evidenciamos uma mudança epidemiológica no Brasil, na qual há o aparecimento de novos casos nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, e redução no Sul e Sudeste", afirma a infectologista Andrea Paes, coordenadora do SAE/HUJBB. Ela explica que, na região Norte, para cada 10 mulheres com o vírus, há 22 homens infectados, e que a incidência maior é entre jovens de 13 a 19 anos.

Campanha do Dia Mundial de Combate à AIDS do Hospital Barros Barreto.
Data: 30 de novembro de 2018
Local: auditório do Centro de Estudos Noel Nutels.

Texto: Ramon Ferreira – Bolsista da Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh