Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Domingo tem mais uma edição do “Roteiros Geo-Turísticos” com programação no Centro Histórico
Início do conteúdo da página

Domingo tem mais uma edição do “Roteiros Geo-Turísticos” com programação no Centro Histórico

  • Publicado: Quinta, 29 de Novembro de 2018, 15h19

Roteiro Geo Turístico Belle Époque

Para oferecer o conhecimento sobre o Centro Histórico de Belém e valorizar o patrimônio público como campo de pesquisa e conhecimento científico, o Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (GGEOTUR), em parceria  com  o Projeto Circular, realizará neste domingo, 02 de dezembro, às 08h30,  mais uma edição do “Roteiros Geo-Turísticos”, que percorrerá lugares e avenidas construídos durante o período da Belle Époque. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

Para a professora da Faculdade de Geografia e coordenadora do projeto, Maria Goretti, “a importância dos Roteiros é implementar ações voltadas às práticas de turismo histórico e resgatar a memória socioespacial da cidade de Belém”. Esta edição do Roteiros Geo-Turísticos está integrada ao projeto Circular Cidade Velha-Campina-Reduto, que realiza a sua 24ª edição.

Este ano, o Circular realizou o Fórum Circular–Patrimônio, Cidadania e Sustentabilidade, que resultou em uma Carta Manifesto, que reivindica o direito de participação da sociedade civil nas decisões de grande impacto em Belém, em especial no centro histórico. O documento deverá ser lido e assinado pela população. A programação completa do projeto você confere aqui.

Percurso - A caminhada turística partirá, às 8h30, da Praça da Sereia (em frente ao Cine Olympia) e seguirá o seguinte trajeto: Cinema Olympia, Praça das Sereias, IEP, Avenida Nazaré, Palacete Bolonha, Avenida Governador Jose Malcher, Praça da República, Teatro da Paz, Grande Hotel, Presidente Vargas, Rua Santo Antônio, Paris N´América, Praça dos Estivadores e Point do Açaí.

Recomendações - Todo o trajeto, nos 14 pontos da cidade, requer algumas observações e recomendações importantes feitas pela coordenação do GGEOTUR. O participante deverá ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves, pois o roteiro é a pé pelas ruas, podendo ser realizado mesmo com chuva, portanto recomenda-se levar guarda-chuva e capa de chuva. Lembrando que, durante o passeio, não haverá entrada nos prédios, apenas no final, quando será realizado um breve percurso pelo interior do prédio do IHGP-Instituto Histórico e Geográfico do Pará. O percurso se encerra por volta do meio-dia.

Projeto Roteiros Geo-Turísticos – Em 2016, o Projeto foi premiado nacionalmente pelo IPHAN, na categoria de projetos de iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do patrimônio cultural, envolvendo todos os campos da preservação e oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades. O projeto conta com nove roteiros, desde sua primeira edição em 2011, passando por pontos turísticos da cidade e de grande valor histórico para a população paraense, como o Ver-o-Peso, Belle Epoque, Campina, Reduto, Batista Campos, Umarizal, Estrada de Nazaré.

Os roteiros também ocorrem fora do centro de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores, como em Cametá, coordenado pelo professor do curso de Geografia da UFPA, José Carlos Cordovil. Outras cidades como Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras também já foram contempladas com a experiência do projeto.

Serviço:
Roteiro Geo-Turístico Belle Époque
Local: saída da Praça  da Sereia (em frente ao Cine Olympia) 
Data: 02 de dezembro
Hora: Às 8h30

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página