Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Universitário Barros Barreto participa da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele
Início do conteúdo da página

Hospital Universitário Barros Barreto participa da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele

  • Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 15h04

materia dermatologia

Neste sábado, 1º de dezembro, das 9h às 15h, ocorre a 20º edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, que oferecerá atendimento gratuito e conscientização da população sobre a doença, que afeta anualmente 180 mil pessoas no Brasil. A campanha é promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em parceria com o Serviço de Dermatologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), e será realizada no Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), vinculado ao Complexo Hospitalar da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

De acordo com a médica Deborah Unger, coordenadora da ação na UFPA, o objetivo do "Dezembro Laranja" é "reduzir a incidência e mortalidade da doença, por meio da conscientização pública". Ela afirma que, em média, são atendidos 300 pacientes durante a campanha, e são oferecidos serviços de atendimento clínico, exames de dermatoscopia (técnica que auxilia no diagnóstico de lesões malignas) e realização de biópsias de lesões suspeitas.

Os pacientes serão atendidos por médicos especialistas da SBD, incluindo professores do Serviço de Dermatologia da UFPA, médicos residentes, alunos de graduação em medicina e profissionais de enfermagem. Além do atendimento, também serão distribuídos panfletos explicativos sobre o câncer de pele, e será exibido um vídeo sobre cuidados com a exposição solar.

A programação é gratuita e voltada a "todo paciente que tenha lesão sugestiva de câncer de pele: ferida que não cicatriza, 'sinal' que mudou de coloração, ferida que sangra e pequenos traumas", explica Deborah Unger. Para ela, existe uma necessidade maior de atenção na região amazônica, pois "moramos em uma região ensolarada o ano inteiro e grande parte da população trabalha ou vive intensamente exposta ao sol, como ribeirinhos, pescadores,agricultores, ambulantes, e por isso é importante divulgar medidas de prevenção e tratamento", conclui a médica.

Para receber atendimento, basta o interessado se dirigir ao ambulatório de Dermatologia do Hospital Barros Barreto, localizado na rua dos Mundurucus, nº 4487, no período de 9h às 15h.  Também haverá um posto de atendimento no campus da Universidade do Estado do Pará, localizado na travessa Perebebuí, 2623.

Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Arte: Divulgação SBD

registrado em:
Fim do conteúdo da página