Página inicial > Ultimas Notícias > PPGCom divulga edital de seleção para a 1ª turma do doutorado em Ciências da Comunicação

• Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 15h33

PPGCOM Seleção Doutorado 2019 01 Post ok 1

O Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou, nesta sexta-feira, 30 de novembro, o edital do processo seletivo para a primeira turma de doutorado em Ciências da Comunicação. No total, são ofertadas sete vagas. Elas estão distribuídas entre as duas linhas de pesquisa do programa: "Comunicação, Cultura e Socialidades na Amazônia" e "Processos Comunicacionais e Midiatização na Amazônia".

Dentre as vagas ofertadas, o PPGCom prevê a reserva de uma vaga especial para políticas afirmativas, podendo concorrer: pessoas pretas; pessoas indígenas e pessoas com deficiência. Para se inscrever, é necessário ter o título de mestrado ou declaração de provável concluinte. As inscrições serão realizadas entre os dias 03/12/2018 e 11/01/2019, exclusivamente pela internet.

Toda documentação exigida no edital deve ser enviada em um único arquivo em PDF para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O valor da taxa de inscrição é de R$ 115,00 e deve ser pago através de Guia Simples de Recolhimento da União (GRU). Os pedidos de isenção podem ser protocolados na secretaria do PPGCom até o dia 17/12/2018.

O processo seletivo para o doutorado do PPGCom/UFPA será constituído de quatro fases. A primeira, eliminatória, refere-se à homologação da inscrição, quando será feita a verificação e validação da documentação exigida. A segunda fase irá avaliar o Projeto de Tese. A terceira julgará o Currículo Lattes e o Memorial Descritivo, e na quarta haverá Arguição Oral. Essas três ultimas fases são de caráter eliminatório e classificatório.

As atividades da primeira turma de doutorado em Comunicação de universidade pública da região amazônica estão previstas para começar no mês de março de 2019. Para a coordenadora do PPGCOM/UFPA, Elaide Martins, o lançamento deste edital significa "a concretização de um sonho coletivo: ter o curso de doutorado em Comunicação em uma universidade pública em nossa região. Com isso, vamos poder contribuir para a formação de novos pesquisadores e avançar nas pesquisas na área. Portanto, abrir esse curso de doutorado em nossa Instituição representa o reconhecimento do trabalho e do compromisso do PPGCom com as pesquisas em Comunicação".

Processo Seletivo para a primeira turma de doutorado em Comunicação da UFPA
Edital completo aqui.