Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Teatro e Dança apresenta o espetáculo "A Casa de Bernarda Alba"

Escola de Teatro e Dança apresenta o espetáculo "A Casa de Bernarda Alba"

• Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2018, 15h38

A Casa de Alba

A Escola de teatro Dança (ETDUFPA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Curso  Técnico de Teatro, apresenta nos períodos de 06 a 09 e de 13 a 16 de dezembro de 2018, o espetáculo cênico "A Casa de Bernarda Alba", dirigida pelas professoras Karine Jansen e Larissa Latif. A peça será apresentada em duas sessões diárias, às 18h e às 20h, no Instituto de Ciências da Arte (ICA),

Esta produção coletiva é o resultado final das atividades letivas dos discentes do primeiro ano do Curso Técnico de Teatro, denominada de Prática de Montagem. A "Casa de Bernarda Alba" é uma encenação do último texto do dramaturgo e poeta espanhol Federico Garcia Lorca, escrito em 1936, poucos meses antes da prisão e morte do autor pelas tropas de Francisco Franco, no início da Guerra Civil Espanhola.

A Casa de Bernarda Alba - O texto conta a história da família de Bernarda Alba, mulher dominadora que vive com suas cinco filhas, uma governanta e uma criada numa aldeia rural da Andaluzia. Após a morte do marido, Bernarda impõe às filhas um luto rigoroso e sufocante, criando uma atmosfera opressiva que funciona, na dramaturgia de Lorca, como uma metáfora do sistema opressivo que se anuncia.

No universo doméstico retratado, sentimentos como amor, inveja e frustração marcam a vida das personagens, ao mesmo tempo em que as diferenças de classe e o lugar da mulher na tradicional e conservadora sociedade espanhola da década de 1930 são esmiuçados numa tensão crescente, que explode no desfecho da trama. Considerada pela crítica a mais completa tragédia lorquiana.

"A Casa de Bernarda Alba" tem sido objeto de inúmeras montagens em diversos países. Obra atemporal que denuncia a supressão da liberdade, a peça também se destaca pela poesia ímpar do texto de Garcia Lorca, um dos maiores escritores do século XX, comentou a diretora do espetáculo, Karine Jansen.

Espetáculo cênico "A Casa de Bernarda Alba"
Data: de 06 a 09 e de 13 a 16 de dezembro de 2018
Horários: às 18h e às  20h
Local: Instituto de Ciências da Arte (ICA) fica na Praça da República, S/N, no bairro da Campina, em Belém/PA.
Ingressos a R$10,00 inteira e R$5,00 meia.
Mais informações pelo fone (91) 98094-4188.

Texto: Assessora de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA
Arte: Divulgação