Evento debate a Bioantropologia e a Antropologia Forense na Amazônia
“A Bioantropologia e a Antropologia Forense na Amazônia” é o tema do IV Seminário de Bioantropologia que será realizado nos próximos dias 5 e 6 de dezembro, no auditório do IFCH. O evento é promovido anualmente pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) e organizado pelo Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente (LEBIOS).
A edição 2018 privilegia a interdisciplinaridade e o diálogo com os subcampos da Antropologia e áreas afins, como a Genética, a Paleobiologia, as Ciências Forenses, passando ainda pelos campos da ética em pesquisa e das relações das comunidades amazônicas.“O objetivo do seminário é apresentar à comunidade acadêmica a Antropologia Biológica em seus variados campos e mostrar a diversidade de abordagens. O interesse pela Bioantropologia vem crescendo e o número de estudos, desde a criação do PPGA em 2010, também. Nossa expectativa é que tenhamos um maior número de inscritos do que no ano passado” explica o professor Hilton Silva, coordenador do Programa e responsável pela organização do Seminário
A escolha do tema deste ano, "Bioantropologia e Antropologia Forense", deve-se à crescente importância desse campo no Brasil, e busca uma aproximação da Antropologia com as Ciências Criminais, Jurídicas e Biológicas. ‘Queremos despertar nos participantes o interesse por essa subarea, uma vez que o PPGA é o único programa de Antropologia no país, que oferece esta formação”, complementa o professor Hilton Silva.
A programação do evento terá conferências, palestras, sessão de vídeos, além da apresentação de trabalhos, concluídos e em andamento, realizados no âmbito do PPGA por mestrandos, doutorandos e docentes parceiros. A palestra de abertura “O cenário da Bioantropologia no PPGA e no Brasil” será proferida pelo professor Hilton Silva que coordena essa área no programa.
Conferências – A programação terá participação de dois conferencistas especialmente convidados: a professora Mercedes Okumura, coordenadora do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos da Universidade de São Paulo, fará a primeira conferência, às 14h30 do dia 5. Com o título “Curadoria de remanescentes esqueletais humanos: Uma experiência com a Coleção Duckworth da Universidade de Cambridge, Inglaterra”, ela fará a apresentação do seu trabalho nos 4 anos em que atuou como pesquisadora-curadora no Departamento de Antropologia Biológica da Universidade de Cambridge no Reino Unido (2006-2010).
O outro palestrante convidado é o professor Malthus Fonseca Galvão, da Universidade de Brasília, médico legista do Instituto de Medicina Legal do Distrito Federal e presidente da Associação Brasileira de Antropologia Forense, que fará a conferência magna de encerramento “O panorama atual da Antropologia Forense no Brasil e os desafios para a formação dos profissionais do futuro.”
Exposição – Como nas três últimas edições, o seminário será precedido pela exposição “Evolução Humana”, que ficará sediada na sala da congregação do IFCH nos dias 4 e 5 de dezembro, das 9 às 18h. A exposição é aberta ao público em geral. As visitas guiadas se darão de hora, em hora após a abertura, e até 1 hora antes do fim do período.
Grupos que desejaram agendar visitas para um número de pessoas superior a 10 , devem enviar e-mail para a coordenação Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Inscrições abertas no Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente - LEBIOS ou pelo site do Evento
Veja mais informações Aqui.
Texto e arte: Divulgação
Redes Sociais