Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto da Casa de Estudos Germânicos promove minicurso sobre distopias totalitárias na Literatura
Início do conteúdo da página

Projeto da Casa de Estudos Germânicos promove minicurso sobre distopias totalitárias na Literatura

  • Publicado: Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 15h37

Littera Maquinaria Distópica

Com o objetivo de levar Literatura e o conhecimento da academia para o curso de Graduação em Letras, bem como discutir características da estrutura social de exceção, na forma da governabilidade totalitária, a Casa de Estudos Germânicos (CEG) irá promover o minicurso “Maquinaria Distópica: 1984 e Verde Vagomundo”. O evento, que faz parte do projeto Littera, ocorre no dia 12 de dezembro, na Sala de Vídeo da CGE, na UFPA, a partir das 14h.

O minicurso objetiva considerar a construção dos protagonistas nos romances 1984 e Verde Vagomundo, percebendo que o contexto de apontamentos distópicos é essencial para discutir as constituições resistentes deles, já que, desde a infância, estes se encontram inseridos em universos violentos e amplamente tocados pela repressão revolucionária.

Deste modo, é possível perceber que as obras, que serão analisadas, apresentam características pontuais no que tange ao formato da estrutura social de exceção, de regimes totalitários. Por meio dos romances, serão problematizados diversos campos no âmbito da distopia e do totalitarismo, como a anulação do indivíduo, o controle das mentes e dos pensamentos, o controle social e a eliminação da diversidade.

Alline Araújo Costa, professora do Projeto Littera, explica que a reflexão das representações literárias desse período trouxe bastante fluidez para as pesquisas e mostrou-se importante para os quadros sociológico e político, que estão totalmente ligados à proposta do minicurso. “Além disso, visa-se enaltecer e fortalecer as discussões a respeito da literatura amazônica, em contraponto às produções de outros lugares do mundo”, completa. 

Com a finalidade de fundamentar o texto proposto, apresentam-se as teorias de: Hanna Arendt, Origem do Totalitarismo (2000); Giorgio Agamben, Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I (2002); Aleida Assmann, Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural (2011); Alfredo Bosi, Narrativa e Resistência (2002) e M. Keith Booker, The Dystopian Impulse Modern Literatura (1994).

Projeto Littera – A Casa de Estudos Germânicos promove, há mais de 50 anos, a divulgação da língua e cultura alemãs em Belém, dentro da UFPA. Nesse sentido, foi interessante criar uma atividade no campo da Literatura que envolvesse a cultura alemã com a brasileira, numa perspectiva de trabalhos comparados.

Neste sentido, foi instituído o Projeto Littera-literaturas germânica e brasileira, de autoria da professora Patricia Cezar da Cruz, o qual foi apresentado para a Casa de Estudos Germânicos em maio de 2013 e começou suas atividades em 19 de junho do mesmo ano. O projeto já apresentou 22 edições de minicursos.

Inscrição - As inscrições são realizadas gratuitamente no site do Littera ena  Fanpage do projeto via formulário on-line. Com 80 vagas por minicurso, as inscrições devem ser feitas somente até a véspera do evento. Haverá certificação.

Serviço:
Minicurso Maquinaria Distópica: 1984 e Verde Vagomundo
Dia: 12 de dezembro de 2018
Horários: 14h às 18h
Local: Sala de Vídeo da CEG – UFPA

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página